Falta de vacinas compromete a imunização em Gaspar

Alguns imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde e essenciais estão em falta em todo o país

A Prefeitura de Gaspar informa à população que, no momento, algumas vacinas essenciais estão em falta no município. O desabastecimento é resultado de dificuldades no processo de aquisição do imunizante pelo Ministério da Saúde, que é o responsável pelo envio das doses.

Atualmente, a vacina XBB Moderna, utilizada contra a COVID-19, está em falta, com o frasco multidose desabastecido desde agosto de 2024 e a seringa preenchida, destinada a pessoas acima de 12 anos, em falta desde outubro de 2024. O Departamento de Proteção Nacional e Imunização (DPNI) informa que a primeira remessa está em fase de recebimento e controle de qualidade, porém, não há uma data prevista para a distribuição aos estados.

Além da vacina contra COVID-19, a Tetra Viral também está em falta, sem previsão de normalização. A vacina Varicela, que estava sendo substituída pela Tetra Viral, também está indisponível no momento. Em relação à Febre Amarela, o município tem vacinas disponíveis nas unidades, mas não há estoque na rede municipal e no Estado. Por fim, a Tríplice Bacteriana está em desabastecimento e é substituída pela vacina Pentavalente, conforme orientações do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Gaspar reforça que a responsabilidade pela compra e envio das vacinas aos estados, e para os municípios, é do Ministério da Saúde. O órgão justifica que o desabastecimento ocorre devido a fatores imprevistos, incluindo atrasos nas entregas pelos fornecedores e dificuldades na aquisição e falta de insumos.