Tire suas dúvidas sobre a Atualização de Cadastro do IPTU

1) No que consiste a atualização do cadastro do IPTU?
O objetivo é atualizar o cadastro para planejar melhor a execução de serviços públicos em todas as áreas de atuação do poder público municipal.

2) Qual o período dos trabalhos?
Os trabalhos se iniciaram no mês de outubro de 2017 e serão finalizados em outubro de 2018.

3) Em quais bairros as áreas foram atualizadas até o momento?
Os bairros Figueira, Santa Terezinha e Sete de Setembro.

4) O que o recadastramento contemplará?
Em um primeiro momento, o recadastramento contemplará somente o aumento da área construída de quem já possui carnê de IPTU. Ao decorrer do ano serão cadastrados novos contribuintes e terrenos vazios.

5) Como saber se minha área foi atualizada?
Clicando aqui e digitando o número do cadastro imobiliário e CPF/CNPJ, o sistema informará se houve alterações em seu cadastro imobiliário.

6) Meu IPTU teve aumento de área construída. Por quê?
Através das fotos aéreas foi identificada uma área maior do que a informada no sistema da Prefeitura sendo, portanto, necessária a atualização cadastral e readequação dos valores.

Como exemplo dos trabalhos até aqui realizados: O Terreno da figura abaixo marcado em amarelo apresentava uma área construída de 243,70m². Após o recadastramento foi constada a área construída de 1.039,93m². Sendo assim, foram feitas as atualizações necessárias para ter as informações corretas.

 

 

7) Meu bairro não foi contemplado na atualização cadastral, mas o valor do IPTU aumentou. Qual a justificativa?
Alterações realizadas ao decorrer do ano por meio de projetos aprovados no imóvel, bem como a realização de vistoria no local permitem a atualização da base de dados e, consequentemente, a readequação do valor.

8) Como posso saber o valor do meu IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)?
Você pode consultar o valor do seu carnê de IPTU clicando aqui.

9) Eu consigo ver minha área cadastrada?
No seu carnê de IPTU é possível checar a área construída e, caso você não receba ele, o cidadão poderá comparecer à prefeitura para se informar sobre a área cadastrada.

Caso o contribuinte não tenha sido atingido pelo recadastramento e queira verificar sua área, poderá fazê-lo clicando aqui.

10) Quando aconteceu a última atualização deste gênero praticada no município?
A última atualização ocorreu no ano de 2008.

11)  Sendo obrigatória a inscrição do imóvel, como é possível descobrir essa informação no site da Prefeitura de Gaspar?
Para verificar os cadastros vinculados ao CPF/CNPJ, o contribuinte poderá solicitar a chave de acesso e senha para consulta de seus dados junto ao município. Esta solicitação deverá ser efetuada clicando aqui

Será encaminhada uma chave de acesso e senha para o e-mail do contribuinte. Ali ele terá acesso a todas as informações relacionadas ao seu CPF/CNPJ.