Feira Municipal de Matemática acontece nesta quinta-feira, dia 20

Evento será realizado na escola Dolores Luzia dos Santos Krauss

A Escola Municipal Dolores Luzia dos Santos Krauss, no Bairro Figueira, recebe nesta quinta-feira, dia 20 de junho, a VI Feira Municipal de Matemática. O evento, com início às 13h30, reunirá 53 trabalhos de alunos de escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) do município, tanto públicos quanto privados.

A Feira de Matemática é um momento para os alunos colocarem em prática os resultados de pesquisas e conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os trabalhos, divididos em categorias por faixa etária e tipo de ensino, mostra a versatilidade da matemática e sua aplicação em diversos aspectos da vida.

Mais do que uma exposição, a Feira visa desmistificar a matemática e demonstrar que seu aprendizado pode ser divertido e envolvente. Através de jogos, desafios e metodologias interativas, os alunos exploram conceitos matemáticos de forma lúdica, relacionando-os com situações do dia a dia. Essa abordagem promove a integração entre alunos e incentiva o trabalho colaborativo, permitindo que professores de todas as disciplinas desenvolvam projetos com a matemática como base.

A Feira Municipal de Matemática é fruto do trabalho conjunto entre professores, coordenadores e Secretaria de Educação. Para garantir o sucesso do evento e da mostra interna realizada em cada unidade escolar, os educadores receberam formações e assessoria.

Os trabalhos selecionados na feira municipal terão a oportunidade de participar da 38ª Feira Regional de Matemática, que acontecerá em Pomerode e envolverá as cidades de Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves e Pomerode. O evento regional é uma vitrine para os projetos desenvolvidos e destaca a importância da matemática no cotidiano.

O prefeito Kleber Wan-Dall ressalta o papel da matemática na formação dos cidadãos. “A matemática é uma ferramenta essencial para a vida. Ela nos permite pensar criticamente, resolver problemas e tomar decisões conscientes. Através da Feira, queremos mostrar aos nossos alunos que a matemática pode ser divertida e interessante, e que ela está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia”, finaliza o prefeito.