Final do Concurso de Oratória exalta talentos
Juri composto por cinco convidados selecionou os campões
“Na era da pós-verdade resistirá a essência além dos versos da canção” foi o tema da final do 3º Concurso de Oratória das Escolas de Gaspar, que aconteceu na noite de quarta-feira (8), na EEB Norma Mônica Sabel. Na ocasião foram premiados os alunos que melhor preencheram os critérios avaliados pelo juri. O concurso é promovido pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação.
A oratória é uma das habilidades que têm o poder de abrir portas profissionais e melhorar os relacionamentos e foi isso que os 11 finalistas, alunos do 8º e 9º ano das escolas municipais e estaduais do município, fizeram ao subir na tribuna e defender o tema proposto. Cada aluno teve de três a cinco minutos para expressar suas ideias e argumentos de forma coerente e concisa.
Após a apresentação de todos os finalistas, foram anunciadas os três vencedores: em primeiro lugar ficou o estudante da EEB Agenor Zimmermann, Miguel Ivanovic Oliveira, o segundo lugar ficou para a estudante Maria Clara Ferreira de Souza, da EEB Norma Mônica Sabel e em terceiro, Gustavo Correa Almeida, estudante da EEB Zenaide Schmitt Costa. Todos os onze finalistas receberam certificado de participação e receberão medalhas nas suas escolas. O estudantes e professores do 1º, 2º e 3º lugar receberam troféus.
Essa foi a etapa final do concurso que teve várias fases durante o ano. “O concurso de oratória envolve toda a comunidade escolar desde a etapa de sala de aula, por unidade escolar até a final. É uma ação que faz parte do programa Conexão Educa Gaspar, que tem o objetivo de incenvtiar os estudantes na busca por conhecimento e preparar o jovem para os desafios do futuro com qualificação para. mercado de trabalho e consciência social”, ressaltou o secretário de Educação Emerson Antunes.
O vice-prefeito Marcelo Brick reforçou que é uma oportunidade imperdível para os alunos. “O mundo moderno evolui rapidamente com a criação constante de novas tecnologias e a educação precisa acompanhar essa evolução. Aqui em Gaspar estamos investindo em tecnologia, em programas e ações que oportunizam a melhor preparação possível para que o aluno seja um cidadão bem sucedio na área e no caminho que ele decidir trilhar. A comunicação é uma das principais ferramentas para alcançar o sucesso e, por isso, o Concurso de Oratória é tão relevante”, salientou.
O público presente pode presenciar os alunos argumentar sobre a importância da empatia e do amor no mundo moderno, na era da pós verdade. As falas impressionam pelo nível de pesquisa com citação de grandes pensadores e pela sensabilidade e consciência social.
Premiação
A primeira colocação recebeu um Smatphone Xiaomi Redmi 9º, o segundo colocado recebeu um Smatphone Xiaomi Redmi 10C e o terceiro colocado a premiação foi um Smatphone Samsung Galaxy M53. Os prêmios serão entregues nas unidades de ensino de cada aluno.
Jurados
O juri foi composto por cinco pessoas, profissionais das áreas de comunicação, licenciatura, pesquisa, literatura, língua portuguesa, entre outros. Jurados de renome e com histórico de consquistas e realizações na área acadêmica e no mercado. Os jurados foram: a professora Rita Soraia Ribeiro Schurmann, o professor Luis herculano de Sousa, o comunicador Alexandre josé, a Professora Mestranda Daiana Salvador e a Dra. Lúcia Miranda.