Final do Hackathon da Juventude acontece nessa sexta-feira

Evento definirá os campeões e acontece no IFSC Campus Gaspar

Nesta sexta-feira (9) será realizada a etapa final do Programa Hackathon da Juventude 2022 – Conectando o Esporte. O programa é uma realização da Prefeitura Municipal de Gaspar através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Gaspar. A final do programa será realizada no anfiteatro do IFSC Campus Gaspar.

O objetivo principal do Programa é fazer com que os participantes das áreas de desenvolvimentos de aplicativos, marketing, educação física, vestuário e fortalecimento de vínculos familiares busquem soluções para o desenvolvimento e aplicação prática de um aplicativo para o empréstimo de kits esportivos destinados a crianças e adultos das comunidades de Gaspar.

O Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL de Gaspar afirma que a o projeto que for o vencedor desse Hackathon ficará marcado na historia de Gaspar e do Brasil. “Hoje, após muita pesquisa, não encontramos nenhum projeto parecido que visa ofertar o empréstimo de materiais esportivos via aplicativo e de forma gratuita para as comunidades no Brasil. É um aplicativo que vem para democratizar o acesso ao esporte na nossa cidade, e servira como um projeto base para que outros municípios do Brasil também possam colocar essa ideia em pratica”, afirma Roni.

Na primeira etapa do evento, foi apresentado o conceito do Hackathon aos estudantes, com o objetivo de mostrar um pouco como seriam as próximas etapas do projeto. Na segunda etapa todas as equipes receberam um mini curso de aplicação do método Canvas, que é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, onde é possível desenvolver e esboçar modelos de negócios. A partir desse momento as equipes já iniciaram o desenvolvimento dos seus modelos iniciais de projeto, contando com a tutoria dos mentores.

A terceira etapa consistiu na entrega dos projetos elaborados pelas equipes inscritas utilizando a metodologia Canvas. A entrega dos projetos foi feita de maneira virtual por meio de um drive disponibilizado pelo IFSC Campus Gaspar.

Nessa quarta e ultima etapa os participantes terão de entregar o projeto finalizado e fazer uma apresentação desse mesmo projeto a uma bancada de jurados. Serão premiadas as equipes que ficarem entre a primeira e terceira colocação geral, porém todos os participantes que chegarem a final receberão um ingresso cortesia para a Cascata Carolina.

A premiação para o 3º colocado geral será cinco assistentes virtuais Echo Dot (alexa) com doação feita pelo Grupo Lince Tech + 20 ingressos para a Cascata Carolina. O 2º colocado irá receber a premiação de R$ 2000,00 doação da Empresa SC Angels + 30 Ingressos cortesia para a Cascata Carolina. A equipe vencedora do Hackathon 2022 será premiada com um vale compras no valor de R$ 3500,00 para ser usado no marketplace da Ailos Aproxima, com doação feita pela Ailos/Viacredi + 50 ingressos para a Cascata Carolina.

Os mentores também serão premiados, o ou os mentores que tiverem participado da mentoria da equipe campeã serão premiados no valor de R$ 2000,00 com doação feita pela Guarani Sport.

Além das premiações ainda serão sorteadas mais cinco bolsas de estudo no valor de R$ 3750,00 nas áreas dos cinco eixos participantes. Totalizando com premiações e sorteio o valor de 20250,00 em premiação para os participantes do Hackathon da Juventude 2022 – Conectando o Esporte.