Forte vento derruba Figueira histórica na Praça da Prefeitura
Não houve registros de feridos ou danos materiais no local
Nesta quinta-feira, dia 13 de julho, um importante símbolo de Gaspar, não resistiu à força dos ventos. A Figueira histórica, localizada na Praça da Prefeitura de Gaspar, caiu por volta das 11h15. Não houve registro de feridos no local, nem danos materiais. Plantada durante a emancipação político-administrativa de Gaspar, em 18 de março de 1934, a árvore completaria 90 anos em 2024.
A queda não afetou o tráfego público e não oferece outros riscos, por isso as equipes de Defesa Civil, Secretaria de Obras e Corpo de Bombeiros concentram seus esforços em outras ocorrências que requerem atenção. A área segue isolada.
A Superintendência de Meio Ambiente já iniciou os trabalhos para elaborar um laudo e identificar material genético que possa ser utilizado para o plantio de uma nova árvore no futuro. Esse processo está sob os cuidados de técnicos especializados, que visam preservar a história e a importância ambiental da figueira. De acordo com o superintendente de Meio Ambiente, Leonardo Lourenço, com o apoio da FUBR a Figueira passará por um processo de clonagem para gerar uma nova muda. O material coletado deverá passar algum tempo e viveiro e a nova muda, com a mesma genética, poderá ser plantada no local.
Em 2019, a Prefeitura de Gaspar realizou um tratamento especial de revitalização na Figueira, incluindo a descompactação do solo, adubação, correção e novo paisagismo na praça onde ela estava localizada. Um novo processo estava em andamente.
O prefeito Kleber Wan-Dall, lamenta a queda da árvore histórica e pede para que a comunidade se atente aos comunicados da Defesa Civil. “A queda da Figueira é muito triste. Graças a Deus não tivemos feridos. Já encaminhamos um processo para coletar o material genético e nossa expectativa é de que, no aniversário de 90 anos do município, possamos plantar aqui uma nova muda da mesma espécie. Também queremos manter partes da árvore como relíquias históricas e preservar esse patrimônio cultural. Também reforçamos que é preciso que a nossa população fique atento as informações da Defesa Civil e fique em segurança por conta dos ventos”, comenta o prefeito.
Alerta Defesa Civil
A Superintendência de Defesa Civil alerta a comunidade que fique atenta. Nas próximas horas o vento deve ser ainda mais forte, com rajadas de vento de até 70 km/h.