Fórum Municipal da Cultura elege novos conselheiros no município

Em dois dias de evento, participantes discutiram alternativas para as políticas culturais do município

No auditório da EEB Norma Mônica Sabel, localizado no Bairro Margem Esquerda, em Gaspar, segmentos da cultura se reuniram durante dois dias, quarta e quinta-feira (20 e 21), para participar da 2ª edição do Fórum Municipal de Cultura. O evento teve como objetivo promover a troca de experiências entre os participantes e a construção de alternativas para as políticas culturais do município, além disso, o fórum realizou a eleição do novo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) para o biênio 2023/2025.

Os membros recém-eleitos do CMPC refletem a combinação de representação governamental e da sociedade civil. Os conselheiros governamentais titulares são Bruna Eloisa Basei, Mario Sergio Crespi, Delgio Roncáglio e Lúcia Kistner. Já a sociedade civil é representada pelos conselheiros titulares estão Cibele Bohn, Diones Rafael Silva, Angela Maria Rosa Custodio, Neida Beduschi Silveira e Maraísa de Medeiros.

O CMPC é um órgão colegiado consultivo, deliberativo e normativo, vinculado à Secretaria de Educação por meio da Diretoria de Cultura. Seu principal objetivo é promover a representatividade democrática das diferentes manifestações culturais presentes em Gaspar, abrangendo áreas como música, artes cênicas, artes visuais, literatura, arte popular, dança, artesanato, patrimônio histórico, entre outras.

Durante o fórum, além das discussões e eleição do novo CMPC, os participantes puderam desfrutar de apresentações culturais, palestras e rodas de conversa sobre temas relevantes, como a importância do Conselho Municipal de Políticas Culturais e projetos e formas de captação de recursos. Michele Prada, Assessora de Comunicação e Cultura da Amve, e Leonardo de Sousa Cruz, Coordenador de Projetos da FUMTEC de Barra Velha/SC, foram alguns dos palestrantes que compartilharam suas experiências e conhecimentos com os presentes.

Para a diretora de Cultura, Bruna Basei, os eventos foram primordiais na continuidade da construção da cultura no município. “O fórum cultural e a eleição do novo Conselho Municipal de Políticas Culturais reafirmaram o compromisso de Gaspar em valorizar e estimular a diversidade cultural, reconhecendo como um elemento importante na construção de uma sociedade mais inclusiva, criativa e enriquecedora para todos os seus habitantes”, explica a diretora.

Fotos: Divulgação