Gaspar alcança 14º lugar no ranking de geração de empregos em Santa Catarina
Dados do Caged apontam um saldo de 1.642 novos postos de trabalho
Pelo nono mês do ano, a contratação de trabalhadores formais cresceu em Gaspar. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), divulgados nesta terça-feira, dia 28, o município aparece como o 14° no ranking das cidades que mais geraram empregos em 2023 em Santa Catarina, registrando um saldo positivo de 1.642 novos postos de trabalho.
O destaque do ano foi para o setor de Serviços, responsável por 1.122 das vagas de saldo, principalmente nas categorias de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas. Os meses de maior destaque na geração de empregos foram fevereiro, com a criação de 652 postos, março com 254, agosto com 191, setembro com 191 e, no atual mês, foram registrados 35 novos postos de trabalho.
Pablo Fachini, secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, comenta sobre os números promissores. “Trabalhamos constantemente para ampliar a geração de empregos em Gaspar, buscando atrair novos investimentos privados, reduzir a burocracia e também investir em obras para movimentar a economia local e oferecer oportunidades para a população”, destaca o secretário.
O que é o Caged
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados consideram os trabalhadores com carteira assinada. Não incluem, portanto, os informais. Por isso, os resultados do Caged não são comparáveis com os números do desemprego divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad).