Gaspar amplia estruturação do Arquivo Histórico

Local disponibiliza acesso gratuita a milhares de documentos para a população

Preservação da história e a disponibilização de registros significativos para a comunidade são prioridades essenciais para a Prefeitura de Gaspar. Nesse sentido, o Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz, criado em 2019, dá importantes passos na estruturação do local.

Com a intenção de investir no desenvolvimento da instituição, a Prefeitura de Gaspar, em colaboração com a Câmara de Vereadores, trabalha na criação das estruturas necessárias para o funcionamento eficiente do arquivo. Uma das ações foi a criação do cargo de Diretor do Arquivo Histórico, que, nesta sexta-feira, foi tomado posse pela professora Edite Muller.

Edite Muller, indicada para a função pelo conselho curador, é uma gasparense dedicada e experiente professora com quase três décadas de atuação no ensino da história em diversas escolas locais. Seu currículo é rico em contribuições para as instituições educacionais e serviços sociais da cidade.

Atualmente, o Arquivo Histórico possui um acervo com mais de 10.500 documentos, sendo entrevistas, filmagens, jornais e fotos que narram o desenvolvimento do município. Além de preservar informações e documentos cruciais para a cidade, o arquivo desempenha um papel crucial no fornecimento de informações históricas essenciais. Trata-se de um espaço público acessível que facilita pesquisas para trabalhos extracurriculares e estudos aprofundados sobre o passado da cidade,

Com uma parceria público-privada, a empresa gasparense LINCE desempenha um papel fundamental como apoiadora direta do Arquivo Histórico. A LINCE possibilita que a professora Leda Batista coordene ativamente os trabalhos no local, incluindo a busca por novos documentos e registros históricos.

Criado oficialmente em março de 2019, através da lei 3964/2019, o Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz tem como missão primordial promover o resgate da história e da cultura do município de Gaspar.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca a importância, de preservar a história. “Vamos continuar apoiando todas as iniciativas que fortalecem os laços entre a comunidade e suas raízes históricas. Preservar a nossa história para que as futuras gerações conheçam Gaspar, por meio do seu acervo e, se não tivermos memória não conseguimos avançar em políticas públicas e no crescimento do município”, destaca Wan-Dall.

Serviço

O arquivo está atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, por meio de agendamento pelo telefone (47) 3091-2204. Além disso, alguns arquivos podem ser consultados por meio do link:

Arquivo Histórico – Município de Gaspar