Gaspar amplia pontos de coleta de óleo vegetal

Agora, moradores contam com 24 locais para descartar o óleo de maneira sustentável

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Gaspar (Samae) amplia o número de pontos de coleta de óleo vegetal ou de cozinha. A partir de agora, os moradores de Gaspar com 24 locais onde podem descartar de maneira sustentável o óleo utilizado em suas cozinhas. O novo ponto está localizado na empresa parceira Lince, na Rua Dr. Nereu Ramos, 750, Coloninha.

A Lince é parceira da Prefeitura de Gaspar em diversas ações, principalmente aquelas que envolvem sustentabilidade. Na empresa, os alunos da rede municipal de ensino têm a oportunidade de conhecer uma horta no local. Além disso, no espaço, biólogos da Superintendência de Meio Ambiente também têm a oportunidade de ministrar aulas sobre educação ambiental.

De acordo com a coordenadora do projeto, Darlan Cristina Mondini Thomé, a Lince já produz práticas sustentáveis com seus colaboradores. “A Lince adota com seus colaboradores práticas sustentáveis. Aqui nós levamos a sustentabilidade e o meio ambiente à serio e queremos levar essas ações para toda a comunidade”, explica.

Ação que reduz a poluição dos rios e mares

Somente em 2022, o Samae recolheu e descartou mais de 100 mil litros de óleo de cozinha, seja ele vegetal ou de origem animal. Ou seja, com essa ação, a autarquia fez com que mais de 100 bilhões de litros de água não fossem poluídos. Além da preservação das fontes de água, a destinação adequada do óleo usado também tem implicações positivas na conservação do solo e na minimização de problemas ambientais.

Como descartar corretamente o seu óleo de cozinha usado

O primeiro passo, já com o óleo frio, é peneirar todo o conteúdo para tirar os resquícios de comida, e outros materiais, que ainda podem estar misturado ao líquido. Este processo pode ser realizado com uma peneira, ou até mesmo com um tecido.

Colocar o material em um recipiente que possa ser vedado, como por exemplo, uma garrafa PET. Lembre-se de usar um funil para facilitar este processo. Ao terminar, feche bem a garrafa e limpe a parte externa, isso evitará odores e insetos.

Agora é só levar o óleo usado para um ponto de coleta. Um pequeno gesto que todos podemos fazer para contribuir com o meio ambiente que vivemos.

Para saber todos os pontos de coletas de Gaspar basta acessar o link:

O SAMAE | Notícias