Gaspar amplia Programa Conexão Esporte

Objetivo do Programa é fornecer o empréstimo de kits esportivos para a comunidade

A próxima quarta-feira, dia 01 de fevereiro, será um dia em que o município de Gaspar dará mais um passo para ampliar da democratização do esporte. A partir dessa data, a Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL amplia o Programa Conexão Esporte, uma iniciativa que tem por objetivo despertar o interesse por modalidades esportivas convencionais e também não convencionais através do empréstimo de kits esportivos.

O programa foi iniciado no ano passado através da parceria da FMEL com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Naquela oportunidade os kits foram disponibilizados em todas as unidades de ensino para empréstimos para os estudantes. Agora, além dessa opção, a FMEL disponibiliza o empréstimo para a comunidade em geral, através de agendamento.

O kit esportivo disponibilizado pela FMEL de Gaspar contempla os seguintes materiais: dois tacos de Hóquei de grama com duas bolinhas, duas raquetes de Beach Tênis e duas bolinhas, bola de Vôlei, três chapeus chineses, equipamento para treino funcional e quatro livros que demonstram atividades que podem ser praticadas com os objetos do kit.

O diretor-presidente da FMEL Gaspar, Roni Muller ressalta a grandiosidade de um programa como esse. “É um programa que além de democratizar o acesso ao esporte, disponibilizando esses kits a pessoas que não tenham poderio financeiro para comprar os itens, ainda fomenta a prática de esportes não tão convencionais e acessíveis como é o Beach Tênis e o Hóquei de Grama”, exemplifica Roni.

No dia 01 de fevereiro será o primeiro dia em que a comunidade poderá solicitar os kits esportivos. Neste primeiro momento as solicitações de empréstimo dos materiais deverão ser realizadas através do telefone/whatsapp da FMEL Gaspar (47) 3091-2030. O horário de atendimento será das 08h às 17h, onde o solicitante poderá agendar o horário para a retirada do kit, que deve ser nesse mesmo horário e de segunda a sexta feira.

A pessoa poderá ficar com o kit por sete dias, em forma de empéstimo, devolver para que possa ser utilizado por outras pessoas. São diversos kits disponíveis para empréstimos simultâneos. O agendamento inicia no 1º de fevereiro e a retirada inicia dia 11 de fevereiro, no Complexo Esportivo Prefeito João dos Santos. Para as primeiras entregas a FMEL também fará uma demonstração de maneiras de utilizar os materiais disponibilizados.

O prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall pontua que os kits disponibilizados pela FMEL Gaspar poderão ser utilizados nas varias Áreas de Lazer disponíveis em Gaspar. “Hoje temos pelo menos 14 áreas de lazer em diversos bairros do município que contam com quadras poliesportivas onde os equipamentos poderão ser utilizados. Temos a previsão de nos próximos anos construir e reformar ainda mais áreas como essas para garantir ainda mais qualidade de vida para o povo de Gaspar”, afirma Kleber.

O período de empréstimo dos kits será de 7(sete) dias, podendo ser renovado por mais sete dias, conforme a disponibilidade de kits esportivos. Após o primeiro dia, onde serão entregues e feitas as demonstraçãões, o mesmo deverá ser retirado e devolvido presencialmente na sede da FMEL Gaspar, localizada na Rua Augusto Beduschi, 87 – Andar 3 – Centro.

Esse é um Projeto piloto no município, de primeiro momento serão emprestados apenas os materiais disponibilizados nos kits esportivos, porém, com o tempo e analisando as necessidades do projeto, mais materiais de diferentes modalidades esportivas poderão ser incluídos na bolsa.

Fotos: Paulo Spengler