Gaspar amplia vacinação contra a Gripe para crianças até 12 anos
Vacina estava disponível apenas para crianças até 5 anos
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir desta segunda-feira, dia 29, a vacinação contra a gripe será ampliada para crianças até 12 anos. A decisão foi tomada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) na quinta-feira (25). Até então, conforme recomendação do Ministério da Saúde, a vacina estava disponível apenas para crianças de seis meses a cinco anos de idade.
A imunização ocorre em todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina e funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h. Na Unidade de Saúde do Centro, a vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13h às 19h30. A imunização seguirá enquanto houver doses disponíveis nas unidades de saúde.
Até o momento, a cobertura vacinal (relativa aos grupos prioritários), é de 52,73%, estimado pelo Ministério da Saúde em 23,723 pessoas em Gaspar, de acordo com o órgão o número ideal seria 90%. O objetivo é ampliar a proteção da população, sobretudo diante das baixas temperaturas.
Pessoas portadoras de doenças crônicas devem comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica. Já as pessoas dos grupos de profissões previstas precisam comprovar a ocupação profissional com crachá, contracheque ou outros documentos que possam identificar o trabalhador.
A transmissão do vírus Influenza ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada para uma pessoa suscetível. O vírus influenza pode ainda ser transmitido por aerossol e por meio do contato direto ou indireto com secreções respiratórias, ao tocar superfícies contaminadas com o vírus da gripe e, em seguida, tocar olhos, nariz ou boca.
Confira o Grupo Prioritário:
Crianças de 6 meses até 12 anos
Trabalhador da Saúde
Gestantes
Puérperas
Professores do ensino básico e superior
Povos indígenas
Idosos com 60 anos ou mais
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das forças armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas independentemente da idade
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
Trabalhadores portuários
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas