Gaspar aplica mais de 1,9 mil doses de vacina, durante o DIA D

A ação teve como objetivo aumentar a cobertura vacinal de diversos imunizantes

Com todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) abertas neste sábado, dia 20, Gaspar participou do DIA D das campanhas nacionais da Vacinação contra a Poliomelite e a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A população atendeu ao chamado da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e 1.983 doses foram aplicadas dos imunizantes. O objetivo foi facilitar o acesso de toda a população às vacinas, bem como aumentar a cobertura vacinal de Gaspar.

Das 1,9 mil doses aplicadas no sábado, 594 foram para imunizar contra o vírus da Gripe, 593 crianças com idade de 1 até 5 anos, receberam doses da “gotinha”, imunizante que protege contra a pólio, 157 doses da vacina contra a Covid-19 e 639 doses de vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

As campanhas têm como objetivo aumentar a cobertura vacinal das vacinas do PNI, a meta de cobertura é de 90% para Rotávirus e BCG (Tuberculose) e 95% para as demais vacinas do calendário de vacinação nacional. Mas, Gaspar está abaixo da meta preconizada em todas as vacinas. A vacina contra o Rotavírus alcançou 35,59% e a BCG atingiu a marca de 25,45%, imunização com Pneumocócica apresenta 37,70%, a Meningocócica atingiu 35,9% a Pentavalente está na marca de 36,64% e por fim a Poliomielite com 35,37%.

As Campanhas Nacionais de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação seguem até o dia 9 de setembro e quem não teve tempo aproveitar o Dia D neste sábado, pode se dirigir em uma das ESFs com sala de vacinação, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Já a unidade de saúde do Centro atende até 19h, para aplicação e atualização do esquema vacinal, além disso, a unidade atenderá, durante todo o sábado de agosto, das 8h às 12h para imunização.

A recomendação é de que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes até a unidade de saúde, com documento com foto e caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde avaliem a necessidade de cada um, conforme a idade e doses já tomadas.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, o objetivo da campanha é garantir o acesso das vacinas às crianças e adolescentes. “É importante que os pais e responsáveis levem os filhos até as nossas ESFs para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. Não podemos ficar suscetíveis às doenças, como a paralisia infantil e tantas outras que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo SUS”, pontua o secretário.

É importante que aqueles que já estão aptos a receber a vacina contra covid-19 podem tomá-la no mesmo momento que os demais imunizantes, uma vez que não há necessidade de intervalo de tempo entre as doses.

Vacinas disponibilizadas para crianças

BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP – atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).

Vacinas disponibilizadas para adolescentes

Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal.