Gaspar aplica mais de mil doses de vacinas no DIA D da campanha contra a Gripe

Ação teve como objetivo facilitar o acesso da comunidade às vacinas

A população atendeu ao chamado da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e foi até as Estratégias Saúde da Família (ESFs) para participar do DIA D de vacinação contra a Gripe e outras vacinas. No sábado (6) foram aplicadas e 1.127 doses dos imunizantes. A ação teve como objetivo facilitar o acesso de toda a população às vacinas, bem como aumentar a cobertura vacinal de Gaspar.

Das mais de mil doses aplicadas no sábado, 618 foram para imunizar contra o vírus da Gripe, 354 doses da vacina bivalente da Covid-19 e 155 de outras vacinas da imunização básica foram aplicadas no dia. Além das vacinas foram realizados 1.013 procedimentos de enfermagem, consultas odontologias e médicas.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, comemora os resultados. “O Dia D foi um sucesso. A população atendeu nosso chamado e compareceu em grande número nas ESFs para se imunizar contra o vírus da Gripe e atualizar a caderneta de vacinação. Gaspar está no caminho certo e vamos continuar trabalhando para garantir o acesso da população às vacinas”, pontua o secretário.

A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio. A imunização é realizada de acordo com os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, são eles: crianças de 6 meses a 5 anos de idade, trabalhadores da saúde; gestantes e mães até 45 dias após o parto, idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Saúde Bucal no Agitação

Além de toda a vacinação, o sábado foi dia de falar de saúde bucal no Agitação. Uma equipe composta por dentistas, auxiliares de saúde bucal e enfermagem estiveram no Ginásio Prefeito João dos Santos para realizar uma ação de prevenção à saúde bucal com as crianças que participaram do evento. Os profissionais orientaram sobre a importância e os benefícios de realizar uma higiene bucal corretamente.

A iniciativa foi realizada com uma abordagem lúdica para chegar até as crianças e impactá-los com os ensinamentos de higiene oral, sendo realizado através de brincadeiras com exposição da temática saúde bucal. Dentre as atividades, houve pintura de livros, histórias, pelúcias, escovação e ilustração de dentes e cáries.