Gaspar atualiza sistema de fiscalização de velocidade
Município lança edital que prevê a contratação do novo serviço
Gaspar deve passar por uma renovação e ampliação dos pontos de fiscalização de velocidade, as chamadas lombadas eletrônicas. A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Fazenda e Gestão Administrativa e da Superintendência de Trânsito, lança o edital que prevê a contratação de serviços de monitoramento eletrônico de trânsito, por meio de lombadas eletrônicas. No início do ano, um estudo técnico apontou a necessidade de readequar alguns pontos de regulação de velocidade.
O edital prevê a locação, a implantação, a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de fiscalização automática de trânsito e disponibilização de sistema de processamento de infrações de trânsito. Além disso, o edital prevê que os equipamentos sejam mais modernos que os atuais.
O estudo técnico contratado levou em consideração o número de acidentes, potencial de risco, características das vias, fluxo de veículos e pedestres, entre outros. Após analise criteriosa, foi concluído que novos pontos devem receber a fiscalização eletrônica, além dos pontos de fiscalização atual, que também vão receber os novos equipamentos. A empresa contratada avaliou todo o trânsito do município, desde agosto do ano passado.
Este novo edital contemplará 26 pontos de lombada eletrônicas + OCR, quatro equipamentos de fiscalização semáforo + velocidade (radar múltiplo) e 12 equipamentos fixos de leitura automática de placas (OCR Fixo). Até o momento eram 18 pontos de lombada eletrônicas + OCR e 10 equipamentos fixos de leitura automática de placas (OCR Fixo).
De acordo com a Superintendência de Trânsito, Jamison Francisco do Nascimento, os equipamentos hoje instalados permanecem em funcionamento, a fiscalização continua, mesmo durante o período de conclusão do processo licitatório. “Estamos em processo licitatório para contratação da nova empresa e isso as vezes demora, por conta da burocracia. Mesmo assim, a fiscalização eletrônica atual não será prejudicada durante esse período. O mais importante é respeitar o limite de velocidade para prevenir acidentes”, reforça o superintendente.