Gaspar beneficia mais de seis mil pessoas com segurança no abastecimento de água

Obra de implantação da nova rede de água entre os bairros Bateias e Barracão entra em fase final

‌A Prefeitura de Gaspar, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Gaspar avança na implementação de uma nova rede de abastecimento de água para os bairros Bateias e Barracão. Nesta terça-feira, dia 15, a implantação entrou em sua fase final, com a execução do serviço na Rua São Pedro. A previsão é de que essa etapa da obra seja concluída até o final desta semana. Com a finalização dos serviços, mais de seis mil pessoas serão beneficiadas.

A nova rede conta com um total de mais de 3.500 metros de extensão, dos quais 3.200 metros já foram executados. Essa obra busca solucionar problemas de abastecimento enfrentados pela região, quando ocorre período de estiagem e falta de água nas nascentes do Ribeirão Bateias.

Por meio da implantação da nova rede de abastecimento, o Samae de Gaspar irá beneficiar mais de seis mil pessoas, garantindo a distribuição contínua de água tratada. A nova infraestrutura garantirá um suprimento mais estável e confiável, minimizando os impactos desses eventos climáticos adversos.

Para o prefeito, Kleber Wan-Dall, a Prefeitura e o Samae seguem investindo na qualidade do abastecimento da comunidade gasparense. “Com esses investimentos, vamos aumentar o nível de segurança operacional, assegurando um sistema mais moderno e eficiente para atender a população. Além disso, trabalhamos com o propósito de promover melhorias no sistema de abastecimento da região e dar dignidade a essas famílias, gerando saúde e qualidade de vida aos gasparenses”, comenta.

A próxima fase da execução dos serviços envolverá a instalação de suportes e a passagem da tubulação pela ponte Adão Schmitt, localizada na Avenida Duque de Caxias. Uma vez concluída, a rede de abastecimento irá conectar a Estação de Tratamento de Água I (ETA) aos bairros Bateias e Barracão, utilizando o reservatório já instalado na ETA IV, que é responsável pelo abastecimento atual da região.

Até o momento, a implantação da rede de abastecimento já percorreu diversas vias, incluindo as Ruas São José, Barão do Rio Branco, Avenida Frei Godofredo e Arthur Poffo, alcançando agora a Rua São Pedro.

O investimento total da obra foi de R$ 1.354.918,50. Além disso, o valor dos tubos e conexões adquiridos para a construção da rede de abastecimento foi de R$ 1.568.255,14. O valor total investido pela autarquia chega a quase R$ 3 milhões.