Gaspar celebra o Dia da Mulher com mutirão de saúde e bem-estar
Prefeitura oferece DIU, consultas com especialistas e outras iniciativas voltadas à saúde da mulher
No dia 8 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher, uma data que ressalta a importância da luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. Em sintonia com essa causa, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, lança uma série de ações voltadas para a promoção da saúde da mulher, que ocorrem entre os dias 9 e 23 de março. Entre as iniciativas destacadas está um mutirão dedicado à inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) e consultas com médicos especialistas.
O mutirão de inserção de DIU acontecerá nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), garantindo que as pacientes beneficiadas sejam atendidas de maneira eficiente e segura. Todos os atendimentos foram previamente agendados para assegurar a organização e a qualidade dos serviços. Após o procedimento, as pacientes serão acompanhadas pela equipe da unidade básica de saúde.
O DIU de cobre, escolhido como método contraceptivo não hormonal para o mutirão, é um método de fácil colocação em consultório médico, além de ser indicado para a maioria das mulheres, com a vantagem de ter uma durabilidade de até 10 anos.
Além das ações voltadas para a saúde reprodutiva, a Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi também se engaja nesse movimento, promovendo um mutirão de atendimento com especialidades. Durante todo o mês de março, consultas com médicos neuropediatra, pediatra, psiquiatra, nutricionistas e exames de eco cardiograma serão realizados, proporcionando um amplo suporte à saúde integral da mulher gasparense.
O secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, comenta sobre as ações do mês. “Estamos empenhados em oferecer um suporte abrangente, considerando todas as fases da vida feminina. Acreditamos que ao proporcionar serviços de qualidade, contribuímos para a construção de uma sociedade mais igualitária e saudável. Essas ações reforçam nosso compromisso com a promoção da saúde e a valorização da mulher em nossa comunidade”, afirmou o Secretário.