Gaspar confirma primeiro caso de dengue no ano
Caso é autóctone, ou seja, contraído em Gaspar
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que nesta quarta-feira, dia 9, foi confirmado o primeiro caso de Dengue na cidade, em 2023. Trata-se de um paciente, morador do bairro Gaspar Grande. De acordo com a Vigilância em Saúde, o caso é autóctone, ou seja, foi contraído no próprio município.
Mesmo com o fortalecimento do combate contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que, além de transmitir o vírus da dengue, também transmite a febre Chikungunya e o Zica, Gaspar possui 226 focos de larvas. Por isso, é necessário que a população auxilie no combate do mosquito, com a eliminação de água parada nas residências.
Os sintomas da dengue são parecidos com os da gripe, febre, dor nas articulações, mal estar geral, dor na cabeça e atrás dos olhos. Os sintomas podem ser confundidos com da Covid-19, por isto a necessidade de procurar um médico e fazer o exame. A dengue ocorre todos os anos, porém, nos meses de fevereiro, março, abril e maio se manifestam com maior incidência.
Os bairros considerados infestados em Gaspar são: Bela Vista, Coloninha, Sete de Setembro, Centro e Santa Terezinha, eles são considerados infestados, por conta da incidência maior quantidade de focos e casos encontrados, pois no momento não é possível conter a diminuição dos focos e isso gera uma pressão nos demais bairros ao redor.
Conte com os agentes
Atualmente Gaspar conta com 24 agentes de endemias, eles são responsáveis na realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.
Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link: Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar