Gaspar confirma primeiro caso de meningite viral
Saúde alerta para a importância da vacinação e atenção aos sintomas
A Prefeitura de Gaspar informa que foi confirmado o primeiro caso de meningite viral na cidade neste ano. O caso foi confirmado nesta quinta-feira, dia 21. O paciente é uma criança menor de 1 ano de idade. A Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de vacinação e atenção aos sinais e sintomas. A criança está estável e segue em tratamento em casa.
A vacina Meningocócica C (Conjugada) é feita aos 3 e 5 meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses. Em Gaspar a vacina está disponível em todas as salas de vacinação das unidades de saúde. A meningite é contagiosa e, por isso, outras formas de prevenção são: manter a higiene corporal; lavar as mãos várias vezes ao dia; ter higiene rigorosa com pratos e talheres usados pelo doente, bem como mamadeiras e chupetas; conservar a casa limpa e arejada e, se possível, ensolarada, principalmente os quartos; evitar locais fechados, cheios de gente e mal ventilados; manter as salas de aula ventiladas, com portas e janelas abertas. Todos os cuidados com relação a limpeza e ventilação estão sendo tomados nas unidades escolares municipais.
Meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem e protegem o Sistema Nervoso Central. Existem vários tipos de meningite. A doença atinge pessoas de qualquer idade, mas principalmente as crianças. Entre os sintomas estão febre, mal-estar, dores pelo corpo, cansaço e fraqueza, além de rigidez na nuca. A Secretaria de Saúde orienta que, a qualquer sinal de sintoma, procure atendimento médico imediato.