Gaspar conquista 2° lugar do estado na Olimpíada Brasileira de Cartografia

Equipe da EEB Norma Mônica foi destaque na competição

Estudantes do 9º ano da Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel conquistaram o 2° lugar no estado na V Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Emily Gabrieli Cichelero, Gustavo Mendonça, Renan Junges Schumacker e Vithor Visbeck Bonetti conquistaram a colocação na competição sob a orientação da professora coordenadora Grácia Margarida Russi Prade, que leciona a disciplina de geografia.

A equipe da EEB Norma Mônica Sabel conquistou também uma ótima colocação em nível nacional, ficando com o 41° lugar, entre 894 equipes, com 894 professores e 3576 estudantes, sendo quatro estudantes cada equipe. A OBRAC irá fornecer um certificado que estará disponível em breve para a equipe.

O secretário de educação, Emerson Antunes, parabeniza a professora e os estudantes pelas colocações. “É gratificante vermos Gaspar no 2° lugar do estado em uma Olímpiada nacional e em 41° lugar a nível nacional. Nosso agradecimento à professora Grácia, à direção da escola e aos estudantes pelo empenho e dedicação e pela conquista”, declara Antunes.

Sobre a OBRAC

A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) envolve as ciências da informação geoespacial, é uma olimpíada científica nacional inovadora, onde grande parte das atividades são realizadas à distância, por meio da plataforma de ensino Moodle. É realizada em equipes, cada equipe é composta por quatro alunos e um professor (o chefe da equipe).

O objetivo principal da OBRAC é divulgar a Ciência Cartográfica, fundamental e estratégica para o país, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania, com proposições de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado e também, prover aos professores conhecimentos e ferramentas inovadoras para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia, história e matemática.

A professora Grácia Margarida Russi Prade enfatiza a admiração pelo comprometimento dos estudantes. “É gratificante ver o empenho e dedicação dos estudantes durante todo o processo e desenvolvimento das atividades. São verdadeiros campeões, não apenas por abraçarem essa oportunidade de aprendizado e crescimento, mas também por demonstrarem dedicação, curiosidade e espírito colaborativo ao longo dessa jornada conquistando uma colocação tão expressiva”, completa.