Gaspar conquista seis medalhas no Parajasc na natação

Atletas das modalidades de atletismo e bocha paralímpica são impedidos de competir por falta de árbitros

A semana foi marcada por um misto de conquistas e frustrações para a delegação de Gaspar nos 17ª edição dos Parajasc – Jogos Paradesportivos de Santa Catarina. As três paratletas gasparenses da modalidade de natação brilharam na piscina, conquistando seis medalhas em diferentes categorias. No entanto, 21 atletas de atletismo e bocha paralímpica foram impedidos de competir devido ao cancelamento das modalidades por falta de árbitros.

As paratletas de natação de Gaspar superaram as dificuldades e obtiveram um resultado excepcional, todas as atletas conquistaram medalhas, garantindo um aproveitamento de 100%. Entre os destaques, Suzi Mara Pasquali conquistou a prata nos 100m costas, Silvana dos Santos garantiu prata nos 50m livre e 50m costas, e Gabriely Stein Hostins conquistou prata nos 100m peito e 200m medley, além de um bronze nos 100m costas.

A delegação de Gaspar inicialmente era composta por 24 membros, incluindo 20 atletas de atletismo, uma atleta de bocha paralímpica e as três nadadoras. O cancelamento das modalidades de atletismo e bocha paralímpica, anunciado no dia da abertura dos jogos, frustrou os atletas que treinaram por meses para competir.

O vice-prefeito de Gaspar, Marcelo Brick, lamentou a situação. “É inaceitável que a falta de organização e planejamento por parte dos órgãos responsáveis pelos jogos tenha resultado no cancelamento de modalidades e na frustração de atletas que se prepararam por meses para competir. Os esportes adaptados são fundamentais para a inclusão social e o desenvolvimento de pessoas com deficiência. Não ter essas modalidades no Parajasc deste ano, representa um retrocesso para o Paradesporto do Estado”, ressalta Marcelo Brick.

Paradesporto Gaspar

O Programa Paradesporto Gaspar, iniciado em 2021, possibilita a prática esportiva para jovens e crianças com deficiência. Ao longo dos anos, os alunos destacaram-se em competições, conquistando pódios e medalhas em níveis municipal e nacional.

Em 2023, o Programa foi incluído no Bolsa Atleta e, em 2024, foi ampliado. Atualmente, seis paratletas recebem bolsas, que servem como incentivo para que se concentrem em seus treinos e competições.