Gaspar conta com acolhimento emocional nas escolas da rede municipal
Objetivo é promover ações voltadas à saúde mental dos estudantes
Conversar, acolher, prevenir, cuidar, orientar. Iniciativas voltadas aos cuidados com a saúde mental da comunidade escolar trazem benefícios a professores, pais, alunos e trabalhadores da área. Com o intuito de potencializar diálogos e o bem-estar, a Prefeitura de Gaspar realiza o projeto de acolhimento emocional, que desenvolve diferentes ações voltadas à saúde mental. A iniciativa é uma parceria em conjunto com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
O projeto de apoio emocional teve início em 8 de maio e contempla as turmas de 6º, 7º, 8º e 9º anos, das escolas da rede municipal de ensino. Seis equipes multidisciplinares com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem atuam nas escolas. Inicialmente são realizadas rodas de conversas e dinâmicas com os alunos. Os encontros discutem temáticas importantes para as crianças e adolescentes dessa faixa etária, como baixa autoestima, bullying, traumas, violência digital, emoções e sentimentos em relação às mudanças, ansiedade, entre outros.
A psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Akemi Higashi, faz parte da equipe de trabalho nas escolas, explica sobre o objetivo dos encontros. “Nesses encontros trabalhamos várias questões que os próprios alunos trazem sobre situações que vivenciam, refletindo sobre a empatia e a percepção da responsabilidade que cada um tem com os sentimentos dos outros. Além disso, ressaltamos sobre as redes de apoio que cada um possui dentro de sua realidade, na escola, família, comunidade e amizade”, pontua Akemi.
Nas rodas de conversas, os alunos expressam os sentimentos e pensamentos que mais os afetam e são ouvidos sem nenhum julgamento. Eles também conseguem ouvir o que os colegas de turma têm a dizer e contribuir de alguma forma, para melhorar o humor daquele estudante. A ação busca colocar o tema em evidência, quando promove a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional na sociedade, principalmente dentro das escolas.
“Hoje sabemos que a saúde mental está inteiramente ligada com o desenvolvimento pessoal e escolar dos jovens. Muitas situações acabam surgindo no âmbito escolar visto que o adolescente passa a maior parte do tempo na escola junto de seus pares, ter um olhar para as emoções e sentimentos que despertam diante disso é fundamental para o bem estar dos jovens”, diz Akemi.
O prefeito Kleber Wan-Dall destaca que esse projeto contribuirá para o desenvolvimento da sociedade. “Temos uma escola que exerce o papel não apenas de ensinar, mas também de abraçar e acolher nossas crianças e adolescentes. Estamos sempre buscando fortalecer projetos que caminhem em direção a construção de uma escola que atenda as demandas atuais e urgentes da comunidade escolar. Por isso, compreender o emocional dos nossos alunos e promover a saúde mental nas escolas é fundamental para nós”, salienta o prefeito.
Além dos alunos, todos os professores, coordenadores, diretores e demais trabalhadores da educação recebem ações de apoio emocional pela Prefeitura de Gaspar. Já os alunos que possuem alguma situação adversa são encaminhados para os equipamentos de atendimento social e de saúde, bem como a sua família. O projeto de apoio emocional nas escolas faz parte das medidas de segurança nas escolas, implantadas em abril deste ano.
Confira todas as medidas tomadas a longo, médio e curto prazo
O já foi feito:
revisão imediata dos protocolos de segurança já existentes nas unidades
reforço no controle de entrada e saída de pessoas das unidades
reforço nas rondas/patrulhamento com efetivo da PM, Defesa Civil e Agentes de Trânsito
pedido de apoio do governo do estado para convênio de policiais aposentados
pedido de apoio ao exército (23ºBI)
manutenção imediata no cercamento de unidades mais vulneráveis
criação do Comitê de Segurança Escolar (encaminhado para Câmara)
convênio com a Polícia Militar para reforço do patrulhamento e implantação de protocolo de atendimento de ocorrências de Terrorismo Doméstico com Múltiplas Vítimas
criação de uma equipe multidisciplinar e plano de trabalho para atender crianças e adolescentes vulneráveis (com transtornos, que sofrem bullying, com traços violentos) e possíveis ameaças
Em andamento:
processo de compra para implantação de cercas e arame farpado
iniciada implantação de mais sistemas de monitoramento eletrônico com câmeras, cercamento eletrônico, botão do pânico (10 unidades concluídas)
criação do plano de operação padrão prevendo treinamento de profissionais da educação e estudantes para situações de pânico
atendimento de apoio emocional aos profissionais da educação
rodas de conversas com estudantes para orientação e apoio emocional
treinamento com Polícia Militar com profissionais da educação (realizado em 24 unidades)
Medidas realizadas de acordo com a unidade:
aumento da altura das cercas;
substituição de muros por grades, seguindo o padrão internacional de segurança e a orientação das forças de segurança;
concertina (arame farpado)
O que os pais podem fazer:
acesso duplo (dois portões de acesso e duas cercas onde for possível)O que os pais podem fazer:
não levar os filhos antes da abertura dos portões ou buscar depois do horário limite
vistoriar a mochila e os pertences antes de ir para a escola
monitorar o acesso a redes, internet, grupos de WhatsApp
conversar com a criança ou adolescente para saber como está se sentindo e se percebeu algo fora do comum
informar a direção da escola em caso de comportamento agressivo, bullying ou informações relevantes
não filmar e divulgar as estruturas da escolas, uniformes ou horários da criança
denunciar casos suspeitos
O que a comunidade em geral pode fazer:
não compartilhar notícias falsas
sempre confirmar qualquer informação junto aos órgãos oficiais
não filmar e divulgar as estruturas da escolas, uniformes ou horários da criança
denunciar casos suspeitos junto às autoridades competentes