Gaspar destina cerca de 2,85 toneladas de pneus inservíveis para reciclagem
Através do Ecoponto, ação do SAMAE promove a redução do descarte inadequado de pneus na natureza
Gaspar se destaca na implementação da política de logística reversa de pneus, por meio do Ecoponto, uma iniciativa da Prefeitura de gaspar, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae). Neste mês, mais de 2,85 toneladas de pneus inservíveis (cerca de 350 unidades) foram coletadas. A ação promove um significativo passo em direção à sustentabilidade e à redução do descarte inadequado desses materiais.
A ação, viabilizada em parceria com a empresa Vitaciclo Logística Reversa, tem como objetivo principal evitar o descarte incorreto de pneus, proporcionando uma destinação correta. Além disso, essa abordagem colabora para que empresas não precisem buscar mais matéria-prima para a produção, uma vez que os pneus inservíveis podem ser reaproveitados de diversas maneiras.
Os pneus recolhidos no Ecoponto ganham uma segunda chance de vida através de diversas alternativas. Uma delas é a transformação em gramado sintético, tapetes ou sua reutilização na fabricação de asfalto, contribuindo assim para uma economia circular. Além disso, o material pode ser utilizado como combustível na indústria cimenteira, o que reduz a demanda por recursos naturais. Esse ciclo de reaproveitamento se estende a diversos setores, incluindo a construção civil, a confecção de móveis e a indústria de calçados.
O descarte inadequado de pneus inservíveis no meio ambiente representa um problema ambiental significativo. Devido às suas propriedades químicas, esses resíduos demoram, em média, 600 anos para se decompor na natureza, resultando em riscos para o meio ambiente e a saúde pública. O acúmulo de água nos pneus descartados de forma incorreta cria um ambiente propício para a proliferação de insetos transmissores de doenças, como a dengue e a febre amarela.
O diretor-presidente do Samae, Jean Alexandre dos Santos, destaca mais uma ação da autarquia em prol da sustentabilidade. “Estamos extremamente orgulhosos dos avanços alcançados por meio do Ecoponto. Um dos pilares do Samae é priorizar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Ao proporcionar um destino adequado para esses resíduos não apenas contribuímos para reduzir os impactos ambientais negativos, mas também impulsionamos uma economia circular próspera, onde esses materiais podem ser transformados em recursos valiosos. Além disso, o espaço se torna um ponto de referência para os cidadãos que buscam contribuir com a preservação do planeta e adotar práticas mais conscientes em seu dia a dia”, comenta o presidente.
O Ecoponto se torna fundamental para a efetivação dessa política sustentável. Além da coleta de pneus, o espaço permite que a população faça o descarte adequado de diversos outros resíduos recicláveis, como móveis, eletrônicos, lâmpadas, óleos e pilhas. O local está disponível para a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, proporcionando uma solução prática e acessível para o descarte responsável.
Para descartar resíduos no Ecoponto, basta que o consumidor apresente um documento com foto e o número da matrícula da fatura do Samae. O equipamento foi construído pela autarquia e os investimentos foram de R$ 345 mil de recursos próprios.
Endereço: Avenida Frei Godofredo, nº 1035, Santa Terezinha, em anexo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
Resíduos permitidos
Eletrônicos
Eletrodomésticos
Lâmpadas
Óleo de Cozinha,
Pneus
Entulho
Pilhas e baterias
Resíduos não permitidos
Amianto
Resíduos automotivos
Móveis
Resíduos domésticos
Resíduos de serviço de saúde
Mais informações: (47) 3091- 2095