Gaspar discute os 20 anos da lei de história e cultura afro-brasileiras nas escolas

Evento foi realizado no IFSC Gaspar

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira, dia 24, a palestra “Lutas, conquistas e desafios” em parceria com o IFSC Gaspar, em celebração aos 20 anos da Lei 10.639. O evento teve início às 19h e contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas que receberam um certificado emitido pelo IFSC.

A palestra encerrou as ações da formação ofertada aos professores regentes dos anos iniciais e educação infantil, de história, geografia e artes. A palestra foi ministrada pela Dra. Carina Santiago dos Santos, de Florianópolis. Na ocasião também foi apresentado o projeto “O negro na história de Gaspar”.

A Lei 10.639

A Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. A Lei 10.639/03 propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana.

Os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

Com a Lei 10.639/03 também foi instituído o dia Nacional da Consciência Negra no dia 20 de novembro, em homenagem ao dia da morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares. O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial no Brasil.