Gaspar é destaque em evento do Ministério da Gestão e Inovação de Serviços

Durante o Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União município recebeu certificado por pioneirismo na implantação do gestão.gov.br

Nesta terça-feira, dia 13, a Prefeitura de Gaspar foi reconhecida como destaque no VIII Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, promovido pelo Ministério Gestão e Inovação de Serviços. O município recebeu uma placa de certificado de mérito do Ministério, em virtude do pioneirismo na implantação do Modelo de Governança e Gestão – Gestão.gov.br.

O Fórum teve como objetivo fortalecer a governança, melhorar a gestão e o controle das transferências de recursos públicos, buscando aprimorar a execução de políticas públicas e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. No evento, o município representado pelo prefeito Kleber Wan-Dall, recebeu um certificado, das mãos da Ministra Esther Dweck, por ser um exemplo de pioneirismo na implantação de boas práticas de governança e gestão, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.

O prefeito comemora mais um importante passo de Gaspar. “Essa conquista é fruto do empenho e comprometimento de toda a equipe da Prefeitura de Gaspar, que trabalhou incansavelmente para implementar as melhores práticas de governança e gestão em nossos serviços públicos. Estamos comprometidos em oferecer um atendimento de qualidade aos nossos cidadãos, e essa certificação demonstra que estamos no caminho certo. Agradeço a todos os envolvidos nesse processo e reafirmo nosso compromisso em continuar buscando aprimoramento e excelência na administração pública em prol do bem-estar da nossa comunidade”, destaca o Wan-Dall.

Gestão.gov.br, desenvolvido pela Secretaria de Gestão (SEGES) da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, é um modelo referencial para avaliação e aprimoramento da governança e gestão dos órgãos e entidades responsáveis pelas parcerias por meio da Plataforma +Brasil.

Gaspar foi a primeiro município do Brasil, escolhido em 2019, pelo Ministério da Economia para iniciar a implantação do projeto. Desde julho de 2019, novas metodologias foram adotadas para acompanhar projetos considerados estratégicos pela administração municipal. O trabalho consiste no levantamento de prioridades de cada secretaria ou órgão municipal.

Desde a sua implantação e execução, o município garantiu a pontuação 4, nota máxima atribuída pelo Ministério da Economia, durante a aplicação do modelo de governança e gestão do governo federal. A cidade foi a única no país a receber a certificação da 2ª aplicação do programa, destacando-se entre os outros municípios participantes da avaliação

Em novembro do ano passado, representantes da Prefeitura de Gaspar entregaram um relatório final no Ministério da Economia, detalhando todas as etapas percorridas durante a aplicação do Gestão.gov.br no município. O documento também apresentou um diagnóstico com oportunidades de melhorias identificadas pelos servidores, com o objetivo de aprimorar o uso do sistema por outras cidades brasileiras.

Fotos Divulgação: