Gaspar é referência em piscicultura para outros municípios
Representantes de Navegantes estiveram na cidade para conhecer a produção de peixes de agua doce
Na última quarta feira, dia 31 de maio, Gaspar recebeu a visita de representantes do município de Navegantes. O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento da piscicultura gasparense, que é uma das referências no Estado de Santa Catarina.
A visita técnica foi realizada na propriedade dos piscicultores Ofélia Campigotto e Paulo Marangoni, no bairro Gaspar Grande. O objetivo da visita foi conhecer um pouco da realidade da piscicultura da região, desde a criação, comercialização, associativismo, legislação ambiental e potencialidades para a criação de peixe para o médio vale e litoral.
Hoje, Gaspar possui aproximadamente 658 viveiros de peixe, e cerca de 204 criadores, sendo 14 produtores comerciais e outros 190 amadores. A Fazenda dos piscicultores Ofélia e Paulo é uma referência para a nossa região na criação de tilápias, Os visitantes puderam conhecer o sistema de criação de engorda da tilápia e outras tecnologias, desde a implantação de energia fotovoltaica, automação da alimentação dos peixes e aeração dos tanques.
A Fazenda também é uma Unidade de Referência em Pesquisa, em parceria com a Estação Experimental de Piscicultura da Epagri de Itajaí, onde desenvolve experimentos em melhoramento genético de linhagens de tilápia. A Prefeitura Municipal de Gaspar, foi representada pelo Engenheiro Agrônomo Henrique da Silva Pires, da Secretaria de Agricultura e Aquicultura.