Gaspar entrega reforma da EEB Norma Mônica Sabel

Inauguração contará com diversas atividades ao longo do dia

Após passar por uma grande reforma, a Escola EEB Norma Mônica Sabel está pronta e com a inauguração agendada para o próximo sábado, dia 23, a partir das 14h, na unidade escolar. As melhorias irão beneficiar em torno de 800 pessoas, entre estudantes, professores e servidores terceirizados.

As melhorias realizadas incluem a revitalização geral da unidade, incluindo pisos, janelas, portas, instalações elétricas, reforma da fachada, construção de laboratório, construção do Espaço Maker, reforma do auditório, reconstrução da quadra, bicicletário e quadra de Streetball.

Além disso, a escola foi projetada para ser um modelo de acessibilidade, com a instalação de elevadores, rampas de acesso, banheiros adaptados e outras melhorias para garantir a inclusão de todos os alunos. Até o momento, um investimento de 8,3 milhões foi destinado ao projeto de revitalização.

O secretário de Educação, Emerson Antunes, ressalta que a unidade é referência no município. “Esta não é apenas uma reforma de estrutura, mas vem acompanhada de uma mudança. A Escola Norma Mônica Sabel é referência em tecnologia e assegura que todos os estudantes tenham acesso ao que é mais moderno”, declara Antunes.

As obras tiveram início após a assinatura da ordem de serviço, em dezembro de 2021 e serão concluídas ainda nesta semana, sendo a WDF a empresa responsável pela realização dos trabalhos.

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall destaca que a educação é prioridade na gestão. “A educação tem sido prioridade nas nossas ações. Sabemos que são investimentos que transformam a vida das pessoas, oferecendo oportunidades de uma vida melhor e de um bom futuro”, destaca o prefeito.

Dentre as atividades propostas para a celebração da entrega da reforma está o Programa Agitação, realizado pela Fundação de Esportes com brinquedos para as crianças, entre eles: tobogã inflável, cama elástica, paredão de escalada, basquete e vôlei ou futsal, todos ofertados de forma gratuita neste dia para a comunidade.

Durante o ato de inauguração haverá apresentação do hino da escola, apresentado pelo coral da escola, declamação de duas poesias e uma apresentação de dança, todos realizados por estudantes.

Confira a programação preparada para o dia da inauguração, sábado (23):

13h30 – Apresentação das bandas e fanfarras

14h30 – Ato solene de inauguração da reforma da escola e inauguração da reurbanização da Rua Pedro Bonifácio Sabel

15h – Abertura do último dia do Festival Escolar da Canção

Rua Pedro Bonifácio Sabel

Além da entrega da reforma da EEB Norma Mônica Sabel, será inaugurada a reurbanização da Rua Pedro Bonifácio Sabel que teve os trabalhos divididos em duas etapas. A obra executada no local engloba drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, além da execução da camada de base e sub-base e da aplicação de concreto betuminoso, em uma extensão de aproximadamente 800 metros.

As obras contaram também com revitalização no entorno da Escola Norma Mônica, com a melhoria do ponto de embarque de transporte escolar, localizado anexo à unidade. Uma nova estrutura metálica foi planejada para cobrir o local, bem como a instalação de novos bancos de descanso.

Também foram criadas novas calçadas de paver em torno da escola, incluso piso podo tátil e rampas de acessibilidade. Para finalizar, a via recebeu as faixas de travessia elevada, para gerar mais segurança aos alunos da escola, além de sinalização e uma ciclofaixa em toda a extensão.

No total, foram investidos mais de R$ 2,3 milhões. Destes, R$760 mil são de emenda parlamentar do Deputado Estadual Ismael dos Santos e R$ 300 mil da Deputada Ana Paula Lima e o restante da Prefeitura de Gaspar, por meio do Programa Avança Gaspar. A obra foi executada pela Pacopedra.