Gaspar envia ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul

As cidades de Três Coroas, Igrejinha e Taquara receberão cerca de 40 servidores e maquinário nos próximos dias

Diante das inundações que assolam diversas cidades gaúchas, a solidariedade e o apoio mútuo entre municípios se tornaram pilares fundamentais para a superação dos desafios. Guiada por esse espírito de união, a Prefeitura de Gaspar envia na quinta-feira, dia 16, às 4h, uma comitiva com cerca de 40 servidores para auxílio humanitário em três cidades da Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre: Três Coroas, Igrejinha e Taquaras, que, juntas, abrigam mais de 121 mil habitantes.

A missão da Prefeitura de Gaspar é oferecer suporte imediato à população do Rio Grande do Sul, especialmente em áreas que foram severamente afetadas pelas enchentes. A equipe multidisciplinar está preparada para atuar em diversas frentes, desde a distribuição de água potável, limpeza de ruas e estradas até o atendimento psicológico e social às vítimas.

Equipes compostas por profissionais das secretarias de Educação, Defesa Civil, Samae, Secretaria de Obras, Assistência Social, Saúde, Fundação Municipal de Esportes e Lazer estarão presentes nas três cidades, atuando junto às pessoas em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura também envia psicólogos e profissionais da educação para prestarem atendimento às crianças autistas que precisam de conforto neste momento.

O grupo operacional concentrará esforços na restauração dos acessos aos municípios, especialmente em áreas afetadas por deslizamentos, quedas de pontes e barreiras. Também será realizada a limpeza de estradas e locais atingidos pelas chuvas.

De acordo com informações da Defesa Civil de cada cidade, os estragos foram significativos: em Três Coroas, aproximadamente 1.500 famílias estão abrigadas após as enchentes; Igrejinha registrou danos em mais de 500 residências, além da destruição de pontes e estradas; e Taquaras contabiliza danos em 300 residências e estabelecimentos comerciais, além da severa destruição de vias.

O Prefeito Kleber Wan-Dall, em contato direto com os representantes das cidades afetadas, identificou as principais necessidades do momento. “Em 2008, Gaspar também enfrentou uma tragédia semelhante. Compreendemos profundamente a dor da perda. Mais do que palavras de conforto, estamos enviando nossas equipes especializadas para auxiliar nos trabalhos de limpeza, reconstrução e conforto emocional. Acreditamos que a união de forças é fundamental para superarmos juntos este momento difícil”, pontua o prefeito.

O prefeito reforça que essas cidades foram escolhidas graças a mobilização da sociedade civil de Gaspar. Um grupo de empresários, através da iniciativa da Toy Box, arrecadou dois caminhões de donativos que forma enviados na última semana para esses municípios. De acordo com Ana Poleza, uma das organizadoras, foram arrecadadas roupas, colhcões, roupa de cama, alimentos, água, calçados e até eletrodomésticos. “Nós tivemos vários pontos de coleta pela cidade e nosso caminhão entregou nessas três cidades diretamente para a população afetada. Estivemos pessoalmente lá neste final de semana e foi gratificante poder ajudar”, declara. Ela informa que, além de outros empresários e da comunidade, contaram com a ajuda de entidades e voluntários que auxiliaram na separação e carregamento dos donativos.

Recursos enviados

No total, a comitiva gasparense enviada para o Rio Grande do Sul contará com 4 caminhões caçamba traçados, 1 carreta com prancha, 2 retroescavadeiras, caminhão pipa, hidrojato, caminhão de água potável, motoristas e operadores, van esportiva, 2 psicólogos e 2 assistentes sociais, 7 servidores da educação (professores de educação especial, psicólogos e assistentes sociais), 10 técnicos de enfermagem e enfermeiros, 2 voluntários sociais, voluntários da defesa civil (caso necessário), 4 técnicos da defesa civil e todas as ferramentas necessárias. Eles permanecerão no estado por cinco dias ou conforme a necessidade de cada cidade.

Gaspar também enviou dois caminhões com água potável envasada pelo SAMAE para a região metropolitana de Porto Alegre na semana passada.