Gaspar está em estado de atenção para enchentes

Medicão realizada às 18h aponta nível do rio em 4,25 metros

Gaspar está em estado de atenção devido ao nível do Rio Itajaí-Açu e ao risco de enchentes na cidade. Na medição realizada às 18h desta quarta-feira, 04 de outubro, a régua aponta 4,25 metros. A partir de 6,20 metros, a água pode começar a invadir as vias. Um abrigo no bairro Santa Terezinha será aberto para receber a população afetada. As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas monitorando e auxiliando a população. Qualquer emergência deve ser informada pelo telefone 199.

A Comunidade Santa Terezinha, localizada na Rua Barão do Rio Branco, estará disponível para a população. Equipes da Secretaria de Assistência Social e voluntários da Defesa Civil receberão a população com comida, roupas, banheiros, produtos de higiene e limpeza, e locais para descansar ou dormir.

Nas últimas 24 horas, o município de Gaspar registrou um volume de aproximadamente 90mm de chuva. A situação na região do Alto e Médio Vale e em todo o Estado também está sendo monitorada. De acordo com o professor Ademar Cordeiro, professor da FURB, profissional que desenvolveu as cotas de enchente do município, o nível do Rio Itajaí-Açú, em Gaspar, pode chegar a aproximadamente 6m às 20h. A população deve permanecer em alerta.

Entre as primeiras ruas que podem ser afetadas por uma possível enchente estão: Ruas Petúnia e Costa Rica com 6,20 m, Avenida Hilberto Gaertner com 6,253 m, Rua Sertão Verde com 6,344 m, Rua Lino com 6,571 m e Rua Maestro Egon Bohn com 6,580 m. As demais vias podem ser encontradas na listagem abaixo ou através do site: https://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/mapas/cotas-de-enchente.

A Defesa Civil e a Prefeitura de Gaspar publicam a cada 1 hora a medição do nível do rio no site da Defesa Civil e stories do Instagram e Facebook. Todas as demais informações, alertas e notificações são publicadas nos canais oficiais da Prefeitura de Gaspar. Os canais são:

  • www.gaspar.sc.gov.br
  • defesacivil.gaspar.sc.gov.br
  • www.facebook.com/defesacivilgaspar
  • www.facebook.com/prefeituradegaspar
  • @defesacivilgaspar
  • @prefeituradegaspar

Os números oficiais às 16h são:

  • Ocorrências: 38
  • Locais afetados: 12 bairros