Gaspar está em estado de atenção para risco de enchente – Boletim 23h
Nível do rio Itajaí- Açu atinge a marca de 5,60m às 23h
A Defesa Civil de Gaspar permanece em estado de alerta devido ao alto risco de deslizamentos de terra causados pelo grande volume de chuvas que afetam o município nesta quarta-feira, dia 4. Até o momento, foram contabilizadas 46 ocorrências, das quais 18 foram deslizamentos ocorridos em vias públicas ou em propriedades particulares. O nível do Rio Itajaí – Açu está com 5,60 metros acima da normalidade. A partir de 6,20 metros a água pode invadir algumas vias, por isso, um abrigo no bairro Santa Terezinha foi aberto para receber a população afetada. As equipes permanecem em prontidão, atendendo às ocorrências, por meio do 199.
Nas últimas 24 horas, o município de Gaspar registrou um volume de aproximadamente 93 mm de chuva. A situação na região do Alto e Médio Vale e em todo o Estado também está sendo monitorada. De acordo com o professor Ademar Cordeiro, professor da FURB, profissional que desenvolveu as cotas de enchente do município, o nível do Rio Itajaí-Açú, em Gaspar, pode chegar a aproximadamente 7,30 metros ás 5h. A população deve permanecer em alerta.
Até agora, foram registradas oito ocorrências de deslizamentos em propriedades particulares nos bairros Gaspar Mirim, Barracão, Gasparinho, Centro e Gaspar Grande; duas quedas de árvores em vias públicas no bairro Gaspar Alto; 16 casos de alagamentos em vias públicas nos bairros Alto Gasparinho, Lagoa, Figueira, Santa Terezinha, Lagoa, Gasparinho, Sete de Setembro e Gaspar Alto; oito casos de alagamentos em propriedades particulares nos bairros Margem Esquerda, Gaspar Mirim, Figueira, Sete de Setembro, Coloninha, Gaspar Alto e Barracão; dois casos de destelhamento nos bairros Margem Esquerda e Gasparinho, além de oito deslizamentos em vias públicas nos bairros Gaspar Alto, Santa Terezinha, Gaspar Mirim, Gasparinho, Margem Esquerda e Alto Gasparinho; um atendimento de risco estrutural no bairro Sete de Setembro, e dois chamados para pedido de informações.
A Defesa Civil solicita que as famílias que residem próximas a morros e encostas permaneçam vigilantes em relação a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com lama, entre outros sinais, e que entrem em contato pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147 em caso de qualquer situação para evitar maiores prejuízos.
Até o momento, não houve a necessidade de suspender nenhum serviço público. As aulas seguem mantidas, exceto na escola Rudolfo Günther, no Gaspar Alto. As unidades de saúde estão operando e o abastecimento de água encontra-se normal. A linha de ônibus do Óleo Grande não tem acesso à Rua Paulo Arquelau Roncaglio, por conta de um alagamento no local. Também não há registros de pessoas que precisaram utilizar o abrigo até o momento.
As primeiras ruas que podem ser afetadas por uma possível enchente são: Ruas Petúnia e Costa Rica com 6,20 m, Avenida Hilberto Gaertner com 6,253 m, Rua Sertão Verde com 6,344 m, Rua Lino com 6,571 m e Rua Maestro Egon Bohn com 6,580 m. As demais vias podem ser encontradas através do site: https://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/mapas/cotas-de-enchente.
A população pode acompanhar os alertas e informações por meio do site da Defesa Civil de Gaspar ou pelo aplicativo Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.
Os bairros com maior número de ocorrências são:
Figueira: 8
Gaspar Mirim: 7
Gasparinho: 5
Gaspar Alto: 4
Margem Esquerda: 3
Santa Terezinha: 5
Lagoa: 3
Sete de Setembro: 3
Alto Gasparinho: 2
Barracão: 2
Centro: 2
Gaspar Grande: 2
Coloninha: 1
Para entrar em contato com a Superintendência de Comunicação, utilize os números (47) 99280-3566