Gaspar implanta gavetários para solucionar problemas de espaço do Cemitério Municipal
Objetivo é garantir que as famílias tenham um lugar adequado para que seus entes queridos possam descansar
Para garantir que as famílias possam sepultar seus entes queridos de forma adequada e solucionar o prefeito de falta de espaço no Cemitério Municipal, no Bairro Santa Terezinha, a Prefeitura de Gaspar implantou um gavetário. Os gavetários e ossuários podem ser adquiridos pelos gasparenses a partir de sexta-feira (28).
O projeto e execução da obra de construção dos quatro módulos do gavetário, com 80 gavetas cada, e 170 ossuários foi realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Gaspar. Foram investidos cerca de R$900 mil na implantação dos quatro módulos. O novo espaço está com a capacidade total para 320 sepultamentos.
Da mesma maneira que acontece com os sepultamentos em terra, no gavetário também será cobrado uma taxa de locação da capela, sepultamento e de remoção (para o gavetário a taxa de remoção está inclusa no sepultamento).
Após o sepultamento no gavetário, os restos do falecido serão removidos após cinco anos e realocados em um ossuário. A família do falecido poderá optar em ter um ossuário particular para a família, onde será cobrada uma taxa a cada cinco anos, ou os restos serem colocados em um ossuário comunitário, sem taxa alguma.
A administração do cemitério irá entrar em contato com familiares onde as sepulturas se encontram em estado de abandono, caso a família não responda ou não compareça até o cemitério, os restos que se encontram nessas covas serão removidos e o espaço será reutilizado. Como já informado, o ato é necessário pelo baixo número de túmulos no cemitério. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana.
Para mais informações, Alexandro Dias, Diretor de Cemitério – Telefone: 47 3091-2024