Gaspar inaugura o maior CDI de Gaspar

O Centro de Desenvolvimento Infantil Nelson Alexandre Bornhausen, será entregue neste sábado (06)

Em Gaspar, o investimento em obras com infraestrutura de primeiro mundo está se tornando recorrente. Neste sábado, dia 06, a Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Educação, realiza a entrega do maior Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) do município. O CDI Nelson Alexandre Bornhausen oferece muito mais que apenas um espaço infantil, entrega modernidade, tecnologia e inovação, associada a um ensino de qualidade.

O novo CDI é um espaço completo, proporcionando a 365 novas crianças, o atendimento em tempo integral. Fugindo do tradicional, o novo CDI também recebe a implantação de uma pesquisa de campo, no qual desenvolve o currículo integrado, com acompanhamento dos profissionais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Neste modelo de ensino, serão implantadas às crianças de 0 a 6 anos a primeira interação com aulas de educação física, inglês, dança e música. Esse será o primeiro CDI do município a receber o acompanhamento.

“Essa pesquisa é um novo marco para a educação de Gaspar. É uma novidade, aplicada a um modelo que provavelmente será a base em grande parte dos Centros de Educação Infantis do Estado de Santa Catarina em alguns anos. Estamos proporcionando que as crianças tenham acesso desde cedo, a atividades que normalmente só teriam acesso após os 6 anos. São atividades que fortalecem tanto a parte física e motora, quando a intelectual”, afirma o Secretário de Educação, Emerson Antunes.

Para o prefeito em exercício, Marcelo Brick, esse é mais um marco para a educação de Gaspar. “Essa entrega faz parte de um conjunto de ações que estamos promovendo para revolucionar a educação de Gaspar e garantir um futuro brilhante para nossos jovens. Estamos investindo pesado, ao mesmo tempo que com muita responsabilidade, em infraestrutura, qualidade do ensino, inclusão, ensino inovador e tecnológico e muito mais”, salienta.

A solenidade de entrega do novo CDI terá inicio das 09h da manhã com a interpretação do Hino de Gaspar, pelo saxofonista e arte educador Jonathan Costa. Seguido por duas apresentações de dança, a primeira das crianças do CDI Vovó Benta (3 a 4 anos), com a musica “A Lavadeira” e da EEB Angélica Costa com a canção “Minhas mãos de Formiga Balão”.

Finalizando as apresentação, as Bandas “Ponto quarenta” e “2Ampere”, das quais o homenageado, Nelson Bornhausen (In memoriam), foi integrante por muitos anos, se unirão para apresentar mais duas canções. Com a finalização das apresentações, será realizado o descerramento da placa de inauguração.

Com a cerimônia finalizada, as crianças e pais presentes poderão realizar um tour pelo novo Centro de Desenvolvimento Infantil e conhecer cada espaço do mais moderno CDI de Gaspar.

Estrutura

O CDI Nelson Alexandre Bornhausen, o maior de Gaspar, conta com 13 salas de aula, uma biblioteca, uma sala de Atendimento Educacional Especializado, área coberta para recreação e reuniões, cozinha, refeitório, sala de professores, copa, lavanderia, secretaria, recepção, caixa de lama com chuveiro, caixa de areia, playground, pista de motoca, quadra infantil, dois quiosques e estacionamento coberto e descoberto.

A construção conta também com o sistema de energia solar, que além de contribuir com o meio ambiente, também reduz os custos das faturas de energia. Também foi instalada um sistema de captação de agua da chuva, que armazena e permite a utilização dessa água para atividades como limpeza, regar vasos e hortas, e atividades qualquer outra utilidade que não for para o consumo. Com uma área construída de cerca de 3000 m², a construção teve um custo total estimado em cerca de R$ 8 milhões.

O Prefeito de Gaspar em exercício, Marcelo Brick, reforça que o ambiente é um espaço inovador e de inclusão social. “Além de toda a estrutura de primeiro mundo, o local também foi planejado para receber crianças com deficiência física. A Construção contempla elevadores, banheiros adaptados, e um playground infantil adaptado para cadeirantes. É muito importante investir em uma educação de qualidade, mas é essencial que seja em um ambiente inclusivo”.

Homenagem

O CDI na Margem Esquerda recebe o nome de Nelson Alexandre Bornhausen, um gasparense que faleceu em 13 de julho de 2021. Nelson foi parte da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, atuando como assessor de Desenvolvimento Econômico. Ele teve um papel importante no desenvolvimento de Gaspar, sendo presidente da Associação Empresarial – ACIG de 2018 a 2021, onde idealizou o Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo. Nelson também contribuiu para o título de “Capital Nacional da Moda Infantil” concedido ao município em 2022. Fora do trabalho, Nelson era apaixonado por esportes, música e seus animais de estimação, sempre demonstrando disposição e prestatividade para com todos ao seu redor.

Inscrições Abertas

A inscrição para realizar a matricula iniciou na última quarta-feira, dia 27, exclusivamente para crianças de 0 a 3 anos que não estão na rede pública de ensino ou estão na fila de espera de outras unidades. Para se inscrever, basta acessar o site Pré-Matrícula Digital.

Em maio, a Secretaria de Educação abrirá inscrições para as vagas restantes. As crianças que já frequentam outras unidades em período parcial ou integral poderão se cadastrar e também serão contempladas de acordo com o número de vagas disponíveis e os critérios de vulnerabilidade previstos em lei.

Com essas novas vagas e o remanejamento de turmas de outras unidades, a Prefeitura de Gaspar pretende atender praticamente toda a fila de espera por vagas na educação infantil existente hoje e ampliar o atendimento em tempo integral.