Gaspar inicia projeto de pavimentação na Rua Itália

Encontro foi realizado na EEB Profª Ana Lira, no Bairro Alto Gasparinho

Na quinta-feira, dia 27, foi assinada a Ordem de Serviço, que marca o inicio do projeto de reurbanização da Rua Itália, no Bairro Alto Gasparinho. O encontro foi realizado na EEB Profª. Ana Lira e contou com a presença da comunidade local e representantes da empresa vencedora da licitação.

O projeto abrange uma ampla área, com cerca de 4,3 quilômetros de extensão, começando próximo à Capela Santo Antônio e se estendendo até o final da via, na Rua José Rampelotti. Os trechos iniciais, que já haviam sido pavimentados pela Prefeitura de Gaspar, foram excluídos da contratação, pois o foco principal é melhorar áreas que ainda carecem de infraestrutura.

A execução do serviço ficará a cargo da Davanti Engenharia, com um investimento total de R$ 117.107,50. Desse valor, R$ 100 mil são provenientes de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Padre Pedro, enquanto o restante será coberto pela contrapartida da Prefeitura de Gaspar.

O projeto será dividido em cinco trechos, para que a obra seja realizada em etapas, facilitando o controle e a captação de recursos. O objetivo é desenvolver uma pavimentação asfáltica com uma pista de sete metros de largura, destinando dois metros para a ciclofaixa, além de solicitar a execução de calçadas acessíveis nos trechos urbanizados.

Uma das solicitações da prefeitura é a elaboração de uma nova ponte, mais ampla e adequada, que será construída adjacente ao trecho sobre o Ribeirão Alto Gasparinho. A ponte atual possui limitações e, com o novo projeto, espera-se um aumento considerável na capacidade de tráfego, resultando em uma melhoria significativa na acessibilidade da região.

A Rua Itália é uma das principais vias da região sul de Gaspar, onde se encontra a conhecida “Villa D’Itália”, importante ponto turístico local. Ao longo da via, estão localizados diversos estabelecimentos turísticos, como restaurantes, pousadas, docerias e o Fazzenda Park Hotel, considerado um dos melhores do país.

Durante as várias etapas do projeto, serão realizados estudos específicos para garantir a segurança e eficácia das melhorias. Entre os estudos programados estão o Topográfico, Geológico, Geotécnico, Hidrológico, de Meio Ambiente, Geométrico e de Interseções, Terraplenagem, Drenagem, Obras de Arte Correntes (OAC) e Obras Complementares. Essas análises quantificarão a magnitude do projeto e embasarão as decisões durante a sua execução.

O prefeito Kleber Wan-Dall, descata a importância do projeto. “Com a concretização deste importante projeto de engenharia, vamos proporcionar ainda mais melhorias na infraestrutura viária e na mobilidade urbana e também estimular o desenvolvimento do turismo local, atraindo ainda mais visitantes e impulsionando a economia da região. Esse é mais um momento que marcar a importância da união da comunidade”, comenta o prefeito.

Trechos já pavimentados

Entre 2018 e 2019 o primeiro trecho de 1.700 metros foi pavimentado e entregue a comunidade. Foram realizados serviços de revisão e ampliação do sistema de tubulação, drenagem e pavimentação. Em 2021, a prefeitura concluiu o trecho 2 próximo a escola EEB. Professora Ana Lira.