Gaspar intensifica esforços para auxiliar o estado gaúcho após fortes chuvas

Segunda equipe de voluntários partiu nesta quarta-feira (22) para São Leopoldo em missão de apoio a cidade

A Prefeitura de Gaspar segue firme em sua missão de auxiliar o Rio Grande do Sul após as fortes chuvas que atingiram o estado. Nesta quarta-feira (22), mais uma equipe de 17 servidores voluntários partiu em direção à cidade de São Leopoldo. Essa é a segunda vez que o município envia equipes para auxiliar o estado gaúcho. No dia 16 de maio, cerca de 40 servidores já haviam se deslocado para as cidades de Três Coroas, Igrejinha e Taquaras.

A equipe de Gaspar que está em São Leopoldo é composta por servidores da Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social e da Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa. Seu principal objetivo é auxiliar na gestão dos abrigos montados para acolher os desabrigados.

Desde quinta-feira, dia 16, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, junto com o Samae, levaram máquinas para Três Coroas, Igrejinha e Taquara, realizando diversas atividades operacionais. Em Três Coroas, Igrejinha e Taquara, um caminhão prancha fez várias entregas de máquinas, incluindo caminhões-caçamba e caminhões de limpeza (Pipa) que foram utilizados para a limpeza de casas, escolas, creches e ruas, trabalhando cerca de nove horas por dia desde o dia 15, com previsão de permanência até sexta-feira (24).

Além disso, em Três Coroas, um caminhão hidro jato foi utilizado para a limpeza de bueiros e saneamento. Na sexta-feira, dia 17 de maio, uma retroescavadeira foi empregada na localidade para remover uma barreira, enquanto três caminhões transportaram pedra rachão por uma distância de 100 km, passando por Igrejinha, Três Coroas, Gramado, Canela e São Francisco de Paula, para chegar à localidade isolada de Padilha Velha, em Taquara.

No sábado, dia 18 de maio, uma retroescavadeira foi utilizada na localidade de Morro Negro para o carregamento de saibro, com três caminhões fazendo estoque para manutenção das estradas afetadas pela enchente nas localidades de Padilha e Rio da Ilha. No domingo, 18 de maio, outra retroescavadeira continuou o carregamento de saibro em Morro Negro, e três caminhões estocaram material para manutenção das estradas em Figueirão e Fazenda Fialho.

Na segunda-feira, dia 19 de maio, uma retroescavadeira foi utilizada para a desobstrução de bueiros nas localidades de Fazenda Fialho e Pega Fogo Alto, com três caminhões estocando material para a manutenção de estradas nos bairros afetados pelas enchentes. Na terça-feira, dia 20 de maio, um caminhão continuou o estoque para a manutenção de estradas nos bairros impactados.

Fernanda Pessoa, coordenadora da equipe de voluntários, relatou que a equipe auxiliou em dois abrigos em São Leopoldo, a Associação Atlética Banco do Brasil – AABB e o Centro de Eventos, ambos localizados na mesma rua. Eles ajudaram na segurança da cozinha, na entrega de roupas e na organização geral dos abrigos, além de proporcionar atividades recreativas para as crianças. Os voluntários da saúde atenderam pessoas no ambulatório e prestaram cuidados a idosos em um abrigo específico.

Além disso, agentes de endemias cuidaram de animais em um abrigo no Carrefour de São Leopoldo. No sábado, os voluntários também foram à cidade de Garibaldi buscar doações para suprir a falta de travesseiros nos abrigos. Ao todo, a equipe que atuou nos abrigos da Prefeitura de Gaspar contou com 23 voluntários dedicados a apoiar as comunidades afetadas pelas enchentes.

O prefeito Kleber Wan-Dall, comenta que Gaspar já sofreu com enchentes no passado e tem experiência na gestão de abrigos e atendimento às vítimas de desastres naturais, se sente solidária ao povo gaúcho. “O comprometimento e a solidariedade demonstrados pelas nossas equipes de voluntários são inspiradores. Cada servidor que partiu de Gaspar para ajudar no Rio Grande do Sul, seja na limpeza das ruas, na gestão dos abrigos, ou no apoio às crianças e idosos, reflete o verdadeiro espírito comunitário e a vontade de fazer a diferença. Estamos todos unidos para ajudar nossos irmãos gaúchos a superar este momento difícil, e é com muito orgulho que vejo a dedicação incansável de cada um, mostrando que, juntos, somos mais fortes,” declarou o prefeito.

Recursos enviados

Os maquinários enviados para as cidades gaúchas foram 4 caminhões caçamba traçados, 1 carreta com prancha, 2 retroescavadeiras, caminhão pipa, hidrojato, caminhão de água potável e pipa.