Gaspar investiga possível óbito por dengue

Caso confirmada, essa será a primeira morte da doença no município

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que investiga a morte de um morador do município, de 72 anos, que faleceu em um hospital de Blumenau, possivelmente em decorrência da Dengue. O senhor residia no Bairro Belo Vista, um dos mais infestados no município. Se confirmada como causa direta, essa será a primeira morte por dengue registrada em Gaspar.

Embora um exame inicial realizado no município tenha indicado resultado positivo para dengue, devido à natureza suspeita do óbito, uma investigação mais aprofundada é necessária para confirmar a causa da morte. A confirmação final dependerá dos resultados do exame de sangue, que só pode ser realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), sob a gestão da Superintendência de Vigilância em Saúde, órgão vinculado ao Governo Estadual. O Lacen é responsável pela investigação clínica e epidemiológica dos pacientes.

A Prefeitura reforça que o município enfrenta um surto da doença e destaca a necessidade de intensificar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Entre as medidas preventivas, está a eliminação de criadouros do mosquito.

De acordo com o último boletim informativo sobre dengue, divulgado na sexta-feira, dia 10 de maio, Gaspar registra um total de 777 casos da doença. Somente na última semana, foram confirmados 226 novos casos.