Gaspar ocupa a 18º colocação no ranking de melhores cidades do Brasil de médio porte

Pesquisa da revista ISTOÉ em parceria com a Austin Rating foi divulgada nesta quarta-feira

Entre os quase seis mil municípios mapeados pela revista ISTOÉ, em parceria com a Austin Rating, Gaspar, a Capital Nacional da Moda Infantil ou Cidade Coração do Vale, está na 18ª colocação das 50 melhores cidades escolhidas no ranking “As Melhores Cidades do Brasil”. Gaspar conquistou a posição na classificação de médio município, ou seja, com população entre 50 mil habitantes até 200 mil. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, dia 29.

O ranking foi elaborado com base em uma metodologia exclusiva desenvolvida pela Austin Rating, que originou através do IISD – Índice de Inclusão Social e Digital, calculado com informações de 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.
Em sua categoria (cidades de médio porte) Gaspar continua sendo destaque.

O município ocupa a 11ª posição no quesito ‘Indicador econômico geral’, neste mesmo patamar populacional, o índice de indicador fiscal de Gaspar aparece em 10ª lugar. No segmento de indicador econômico (padrão de vida) a cidade Coração do Vale é a 22ª colocada. E por fim, nos indicadores sociais (geral) Gaspar ocupa a 27ª posição.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, esta colocação só demonstra o trabalho realizado no município. “Estar entre as 50 melhores do Brasil incentiva não só a administração pública a gerir cada vez mais a cidade, mas também serve de estimúlo para nossos empresários para acreditar ainda mais nas nossas potências. Além disso, ao longo de nossa gestão, trabalhamos para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos gasparenses. Investimos em saúde, educação, entre tantas outras obras que influenciam na melhoria de vida da nossa população” enfatiza.

A pesquisa pode ser consultada, na íntegra, através do site: https://istoe.com.br/as-50-melhores-cidades-por-porte/

O ANUÁRIO

De acordo com a Revista ISTOÉ, a Editora Três e a Austin Rating firmaram parceria com o objetivo de analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico nos 5.565 municípios brasileiros.

Para atingir o objetivo, a Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes. As fontes utilizadas por exemplo, são o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outras.

Foto: Guilherme Spengler