Gaspar participa da campanha ‘Janeiro Branco’
Objetivo é discutir sobre saúde mental durante o primeiro mês do ano
O início do ano traz reflexões sobre planos, objetivos e metas de superação profissional e pessoal. No entanto, é justamente neste período de novas perspectivas que a Campanha Janeiro Branco alerta a população sobre questões relacionadas à saúde e o estresse mental. Cuidar da mente é uma parte fundamental para uma vida mais saudável, e a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, adere ao movimento e promoverá na próxima semana ações em prol da saúde mental.
Entre os dias 22 e 27 de janeiro, a Secretaria de Saúde realizará atividades recreativas conduzidas por um educador físico nas Estratégias Saúde da Família (ESFs). No dia 24, a Policlínica Dr. Valmor Beduschi receberá a palestra ministrada pelo psicólogo André Luis da Conceição, com o tema “Saúde Mental: Uma nova perspectiva de vida”, a partir das 8h30.
A conversa abordará questões como ansiedade, depressão, dependência química, transtorno de humor, transtornos alimentares, bipolaridade e esquizofrenia. A palestra é aberta à comunidade, bem como aos servidores da Secretaria da Saúde, e terá como objetivo proporcionar um espaço para reflexão e aprendizado.
Para encerrar a programação, no sábado, dia 27, durante a manhã, profissionais da Secretaria da Saúde, acompanhados pelo cão assistencial de apoio emocional Dr. Jumbo, realizarão a entrega de materiais alusivos ao Janeiro Branco. A atividade visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental, promovendo uma abordagem mais inclusiva e acolhedora.
O secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, convida a comunidade para participar das ações. “Convidamos toda a comunidade para participar das atividades e aproveitar a oportunidade para fortalecer os laços com a saúde mental, contribuindo para uma sociedade mais saudável e resiliente”, comenta o secretário.
Autocuidado
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os índices de transtornos mentais têm registrado um significativo aumento nos últimos anos, incluindo condições como síndrome de burnout, ansiedade e depressão, recentemente reconhecidas pelo Ministério da Saúde no Brasil como doenças relacionadas ao trabalho.
Essas doenças podem ser diagnosticadas em consultas com profissionais da rede municipal de saúde do município. Entretanto, é importante ter atenção para sinais que indicam sofrimento e, quando possível, assumir atitudes que favoreçam um estilo de vida mais saudável.
Confira algumas dicas para cuidar da saúde mental:
- pratique atividades físicas;
- procure manter uma rotina adequada de sono;
- busque alimentação saudável com ingestão de verduras, legumes e frutas;
- evite o tabagismo;
- evite o consumo excessivo de álcool e,
- atente-se a sinais de tristeza, agitação, prostração recorrentes, ou sensação de falta de sentido para a vida.
Embora a campanha Janeiro Branco seja um alerta para a saúde mental emitido no início do ano, a população pode buscar por atendimento por meio das Estratégias Saúde da Família e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.