Gaspar participa do Dia Nacional de Combate à Dengue
Agentes de endemias estarão em três pontos do município para orientar a comunidade
Com o aumento das temperaturas e a aproximação do verão, a luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti torna-se cada vez mais importante. E, para destacar a importância da prevenção, no sábado, dia 18, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, participará do Dia Nacional de Combate à Dengue. Agentes de endemias estarão presentes durante a manhã na Praça Getúlio Vargas, no Centro e nos estacionamentos dos supermercados Komprão, no bairro Santa Terezinha e Archer, no Figueira, para realizar ações educativas e distribuindo materiais informativos.
Durante a iniciativa, os agentes estarão nos locais para chamar a atenção da população e orientar sobre a limpeza de quintais, calhas, ralos e também no interior das residências, em locais que possam acumular água, como a bandeja sob o motor da geladeira.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o município tem observado um aumento no número de focos de dengue. Até esta terça-feira, dia 14, foram registrados 727 focos da doença. Além disso, Gaspar contabilizou 63 casos ao longo do ano. Os bairros considerados infestados são Sete de Setembro, Centro, Santa Terezinha, Coloninha, Figueira, Bela Vista e Margem Esquerda.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, além de náuseas e vômitos. Em casos mais graves, pode evoluir para a forma hemorrágica, que pode ser fatal.
Além disso, a campanha destaca a importância da participação de toda a comunidade no combate à dengue. É necessário que os moradores se unam para eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito e para alertar as autoridades em caso de suspeita de casos da doença.