Gaspar promove caminhada pelo fim da violência contra a mulher

Ação será realizada no sábado, dia 26, no Centro da cidade

Para encerrar as atividades da campanha Agosto Lilás, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social, convida toda a população a participar da caminhada em prol do combate à violência contra a mulher, que ocorrerá no sábado, dia 26, na Rua Coronel Aristiliano Ramos. A concentração começará a partir das 8h, na Praça Getúlio Vargas, e a passeata terá início às 10h. Após a movimentação, será realizada uma roda de conversa sobre o tema.

O Agosto Lilás foi abordado ao longo de todo o mês, tendo como objetivo divulgar os serviços disponíveis para mulheres vítimas de violência. Dentre os serviços oferecidos no município, destaca-se o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). No espaço, as vítimas têm à disposição cinco equipes multidisciplinares compostas por psicólogos e assistentes sociais. O CREAS presta atendimento psicossocial a mulheres que enfrentam ou enfrentaram situações de violência.

Além disso, Gaspar conta com uma parceria para auxiliar mulheres em situação de risco. A ONG Casa das Anas acolhe mulheres acompanhadas de seus filhos que enfrentam ameaças ou perigo devido à violência doméstica e familiar. O objetivo da organização é oferecer suporte e oportunidades para que essas mulheres possam reconstruir suas vidas, buscando autonomia, autoestima e superação das situações de violência. O acolhimento realizado na Casa das Anas é conduzido com total sigilo, visando garantir a segurança da mulher e dos filhos.

O secretário de Assistência Social, Salézio da Conceição, ressalta a necessidade de abordar esse assunto. “Devemos apoiar todos os projetos que defendam os direitos das mulheres, e o Agosto Lilás é um deles, que busca o fim de todos os tipos de violência contra a mulher. Desejamos viver em uma cidade de paz, oportunidade e igualdade para todos, portanto, é essencial abordarmos esse tema de maneira constante. Essa caminhada é uma jornada de reflexão para que todos possamos viver em paz”, afirmou o secretário.

Existem pelo menos cinco tipos mais comuns de violência contra a mulher, todos eles capazes de causar danos irreversíveis à vítima. São elas:

Agressão física, caracterizada por espancamentos, empurrões, chutes, socos e outros danos corporais;

Violência sexual, que envolve o constrangimento da mulher, seja em público ou em particular, através de toques indesejados sem consentimento e atividades sexuais não desejadas;

Violência moral, que inclui calúnia, difamação, injúria, ou seja, situações em que o agressor difama a vítima;

Abuso patrimonial, quando o agressor toma posse de documentos, bens, salário ou qualquer outra propriedade pertencente à vítima, privando-a de acesso a esses recursos;

Violência psicológica, que causa danos emocionais à vítima. Isso pode incluir ameaças, chantagem e humilhação.

Todas essas situações podem ser denunciadas por meio da Lei Maria da Penha.

Denunciar é fundamental

Além do Ligue 180, é possível denunciar pelo canal do Disque Direitos Humanos, através do Disque 100, ou procurar uma delegacia e acionar a Lei Maria da Penha através do número 193. Além disso, os serviços da Prefeitura de Gaspar também podem ser utilizados como canais de denuncia como a assistência social pelo telefone (47) 3091-2306 e unidades de saúde mais próxima.