Gaspar promove mutirão de limpeza contra dengue no Bairro Coloninha

Ação será realizada no sábado, a partir das 8h, com partida do Centro de Convivência do Idoso

Em apenas oito meses, 2022 tornou-se o ano com o maior número de casos de dengue na história de Gaspar. Até o momento, são 119 casos identificados no município. Por esse motivo, a Prefeitura de Gaspar com o apoio da Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, SAMAE e Polícia Militar, promove um mutirão de limpeza no Bairro Coloninha, no sábado dia 20. A ação será iniciada na Rua Frei Canísio, com partida do Centro de Convivência do Idoso, às 8h.

As ruas contempladas serão: Frei Canísio; Afonso Eberhardt; José Lanznaster; Maria da Silva; Francisco Pamplona; Martins F. Eberhardt; Juvencio José dos Santos; Francisco Eberhardt; Otto Pawlowsky; Hilário dos Santos; Júlio Zimmermann; Alicio Hugo Hostins; Francisco Andrietti e Francisco Wessling.

Todas as ruas consideradas de alto risco para a contaminação de dengue.
A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de a comunidade ajudar com o mutirão, seja deixando os agentes de endemias (conheça o quadro funcional de agentes Conheça os agentes de endemias ) entrarem nos locais para eliminarem os focos do mosquito da dengue, ou até mesmo auxiliar na eliminação de água parada.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, esse é o melhor momento para eliminar os focos. “Muita gente deve estar pensando que finalmente o mosquito vai morrer e a dengue vai acabar com o inverno. Porém, a única coisa que ocorre é que as temperaturas diminuem e as larvas dos ovos já depositados podem aguardar até 450 dias para desenvolverem e darem origem a um novo inseto”, explica.

“Neste momento, trabalhamos para minimizar uma situação semelhante ou até mesmo pior no próximo verão. Pedimos para que a população não relaxe nesta época do ano e que continue focada na eliminação dos focos, ovos e larvas. O mosquito não pode ter essa chance”, complementa o secretário.

Dengue em Gaspar

Foram registrados 119 casos de dengue no município neste desde o início do ano. Além disso, dez casos seguem em investigação e o número de focos do mosquito transmissor de doenças como a dengue, Zika e Chikungunya está em 357. Os Bairros considerados infestados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) são: Bela Vista (sendo o bairro com maior número de focos encontrados), Centro, Santa Terezinha, Sete de Setembro e Coloninha. A prefeitura realizou mutirões de limpeza nos bairros Santa Terezinha e Bela Vista.

Transmissão

A dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem ser: febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular intensa. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para os devidos encaminhamentos. Em casos de dengue hemorrágica, o paciente necessitará de suporte hospitalar.

Sintomas de dengue

A pessoa com dengue pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal. Em caso de sintomas, não utilize nenhum medicamento e procure atendimento médico.

Medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:

• Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
• Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; Manter caixas d’agua bem fechadas;
• Remover galhos e folhas de calhas;
• Não deixar água acumulada sobre a laje;
• Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;
• Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
• Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
• Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
• Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
• Acondicionar pneus em locais cobertos;
• Fazer sempre manutenção de piscinas;
• Tampar ralos;
• Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
• Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
• Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
• Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
• Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
• Catar sacos plásticos e lixo do quintal.