Gaspar realiza atividades alusivas ao autismo nas escolas

Durante todo o mês foram executadas ações diferentes na rede municipal de ensino

Abordar o tema autismo através de conversas, filmes, de forma didática e educativa foi um dos objetivo do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação. Durante o Abril Azul, cada unidade da rede municipal de ensino realizou murais, eventos, reuniões com pais, profissionais, psicólogos, nutricionistas e os próprios estudantes autistas.

O reforço das informações dentro das próprias unidades de ensino, entre pais, crianças e professores, colabora ainda mais para o avanço da inclusão. “Reforçar a importância de conhecer o outro e saber as características do autismo, compartilhando vivencias, para compreender um pouco mais desse amigo que também faz parte da unidade escolar é um dos objetivos”, salienta Adriana Carvalho de Aguiar, diretora em educação especial em Gaspar.

Além disso, cada unidade municipal de ensino possui um professor(a) de Atendimento educacional Especializado (AEE). Esse profissional observa atentamente em sala de aula e, através de estudo de casos, identifica crianças que podem ter alguma deficiência ou transtorno. Assim, os encaminhamentos necessários podem ser feitos para que a família receba o atendimento adequado em casos de diagnósticos confirmados.

A rede municipal de ensino de Gaspar também possui um programa voltado especificamente para o atendimento multidisciplinar para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espctro Autista. O INTEGRAR atende aos autistas com quadro de profissionais composto por: fonoaudiólogo, psicopedagoga, psicólogo e terapeuta ocupacional.

“A gente vê muitas crianças evoluindo, dentro da parte pedagógica nas unidades escolares. A gente consegue perceber o desenvolvimento deles. É uma grande evolução graças a esse trabalho do integrar”, explica Adriana.