Gaspar realiza concurso de jardins da terceira idade

As inscrições começam nessa sexta-feira, dia 12, e vão até o dia 31 de maio

O Concurso de Jardins intitulado ‘Na Flor da Idade’ é um projeto voltado para a comunidade da terceira idade, para todos que sonham com uma cidade mais atuante acreditam no trabalho planejado e participativo. As inscrições começam nessa sexta feira dia 12 e vão até o dia 31 de maio. Podem ser feitas diretamente no Centro de Convivência do Idoso. Basta levar documento de identidade e comprovante de residência.

A arte do cultivo e cuidados com as plantas já é muito presente no município, inclusive entre a terceira idade. As belezas naturais preservadas, principalmente nos diversos jardins da cidade, refletem os cuidados e a dedicação, em especial pelos idosos.

Além de desenvolver a autonomia e a coordenação motora, a atividade também melhora o funcionamento cognitivo, concentração, atenção e estimula a memória.

Entre os principais objetivos do concurso, está valorizar o trabalho da terceira idade no cuidado do seu jardim, despertar a consciência ecológica e ambiental nos moradores, manter viva mais uma importante tradição.

Premiação
A avaliação será realizada com base no melhor aproveitamento de espaço (rural e urbano); E também o jardim mais florido (rural e urbano);

Serão premiados com um troféu os três jardins mais bonitos.

A avaliação será feita em 22 de setembro de 2023.

A divulgação e premiação do concurso Na Flor da Idade será realizada no dia 20 de outubro de 2023 no encerramento da 5ª Gincana dos Idosos de Gaspar. Todos os jardins inscritos serão identificados com uma placa de participante e fotografados antes e depois do evento.

Regulamento:

  • O idoso inscrito deverá residir no endereço participante do concurso.
  • Todos os jardins participantes deverão estar devidamente sinalizados com a placa de participante em local visível, que será entregue quando da visita dos organizadores para foto inicial.
  • Não serão aceitos ornamentos artificiais como flores, árvores, plantas verdes entre outros.
  • Para fins de jardins serão válidos todos os tipos de plantas verdes e flores naturais, devidamente plantadas e cultivadas na terra e em vasos próprios.
  • Farão parte da comissão julgadora, a Primeira-dama do município de Gaspar Sra. Leila Wan-Dall, o Secretário da Assistência Social do município de Gaspar Sr. Salésio Antônio da Conceição (Nei). Além de um paisagista e um jardineiro.
  • O idoso participante deverá estar a disposição da comissão julgadora no momento da visita.
  • O jardim participante deverá ser liberado para a imprensa e para divulgação de imagem.

Foto: Elisiane Roden