Gaspar realiza Novembrinho Azul

Objetivo é promover o diagnóstico precoce de doenças em crianças e adolescentes

‌Pelo segundo ano consecutivo, Gaspar recebe o projeto Novembrinho Azul. Nesta terça-feira, dia 14, cerca de 20 crianças foram atendidas na Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi. O objetivo é estimular as famílias a procurar a rede de atenção à saúde para o diagnóstico e tratamento precoce de doenças urológicas, como fimose, distopia testicular e varicocele.

Bebês, crianças e adolescentes foram atendidos ao longo do dia, com consultas de rotina, pré-operatórias e pós-operatórias, todas devidamente agendadas. Em 28 de novembro, está programado mais um mutirão pelo projeto, buscando estabilizar a fila de espera para essa faixa etária. Todas as consultas e procedimentos são previamente agendados

O projeto Novembrinho Azul é uma iniciativa liderada pelas Dras. Karine Iheu da Silva e Camila Penedo, em colaboração com acadêmicos do curso de medicina que integram a Liga de Cirurgia Pediátrica da Universidade Regional de Blumenau (FURB). As cirurgias são realizadas no Hospital de Gaspar, pelas mesmas médicas.

Para prevenir doenças, é necessário que pais e responsáveis cultivem o hábito de levar os filhos para consultas e exames regularmente. Além disso, é fundamental ensinar sobre os cuidados adequados de higiene e orientar as crianças a comunicar qualquer sinal de alteração na saúde, como dores.

Outubrinho Rosa

No mês de outubro foram atendidas 26 crianças, durante as ações feitas na Policlínica. O Outubrinho Rosa também promove consultas com cirurgiões pediátricos, ginecologistas, juntamente com acolhimento familiar. Os cuidados vão desde a adoção de hábitos de vida saudáveis até a prevenção de doenças crônicas, como o câncer de mama. Neste caso, as ações foram voltadas para crianças e adolescentes do sexo feminino, até 14 anos.