Gaspar recebe ONG especializada em castração animal

Serviço estará disponível entre os dias 24 e 25 de junho em uma unidade de esterilização móvel

Gaspar recebe no final deste mês uma ação para incentivar a castração de animais domésticos. Pensando no bem estar dos animais e em maneiras de conter o numero de abando, a ONG Protetor Diogo Orsi e o Instituto SOS Bicho Urbano, com apoio da Prefeitura de Gaspar realizam nos dias 24 e 25 de junho, uma campanha de castração em uma Unidade Móvel de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos (Castra móvel). Esta união entre a ONG, instituto e Prefeitura de Gaspar demonstra a soma de esforços e a busca pelo benefício de toda a comunidade.

O intuito principal da ação é oferecer castração a baixo custo e evitar a superpopulação de animais errantes, semi-errantes (animais de estimação abandonados pelos antigos cuidadores). Caso o cidadão tenha em sua rua uma cadela abandonada, mesmo não sendo os tutores, mas tendo medo que ela fique prenha e querem castra-la, poderão usar o mutirão para essa finalidade.

O Coordenador do Projeto, Diogo Orsi afirma que mesmo tendo o foco voltado para evitar a superpopulação de animais abandonados, realiza a castração de cães e gatos de todas as raças, independente da classe social. “Nosso maior objetivo é diminuir ao máximo a quantidade de animais em situação de abandono. Realizando a castração do animal errante impedimos a procriação dele e evitamos que menos animais sofram com frio e fome. Apesar do objetivo principal o mutirão atende todos que querem pagar, mesmo raças como Pit Bull, lulu da pomerania, Pug e bulldog. Os valores pagos por cada processo cirúrgico, mesmo sendo muito mais em conta, variam conforme o peso e raça do animal”, afirma Diogo.

Poderão participar do projeto animais de moradores de Gaspar e também municípios vizinhos, as inscrições já estão abertas para quem deseja levar seu animal de estimação para castrar. As inscrições serão realizadas pelo WhatsApp da ONG Protetor Diogo Orsi, através do numero 47 9756-3977.

O projeto de castração já atendeu mais de 25.000 animais nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e tem como finalidade evitar a superpopulação de animais em situação de abandono, minimizando as consequências que o elevado número de animais pode causar a saúde pública, tais como doenças, acidentes, entre outras situações.

É importante destacar que o controle populacional de cães e gatos está inserido na área de saúde pública. As entidades focam neste pilar, já que defendem o benefício da esterilização por considerar animais como potenciais transmissores de doenças, e principalmente vê-los como integrantes das famílias e comunidades.