Gaspar recebe premio nacional de Aquicultura

A premiação foi na categoria de politicas institucionais no ramo da aquicultura

Gaspar foi destaque na 3º edição do Prêmio Inovação Aquícola. A Piscicultora de Gaspar, Ofélia Maria Campigotto recebeu prêmio nacional na categoria de políticas institucionais na 12ª Aquishow Brasil, realizada na cidade de São José do Rio Preto, estado de São Paulo, no dia 25 de maio.

O prêmio recebido pela piscicultora foi por conta do trabalho intitulado como “Cartilha Educomunicativa: Eu Como Peixe Produzido em Gaspar”, realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Gaspar, Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC e Associação dos Aquicultores de Gaspar – Aquipar, a qual Ofélia é vice-presidente. O trabalho consiste na produção de uma cartilha mostrando sobre a realidade de piscicultura na produção de peixe de água doce no município, incentivando o consumo do peixe de agua doce produzido aqui, e garantindo o fortalecimento da agricultura familiar e turismo local.

A cartilha foi utilizada como uma forma de levar conhecimento das produções do município aos alunos, principalmente da rede municipal. Através de uma parceria com a Secretaria de Educação, as cartilhas produzidas foram entregues aos estudantes durante a semana do peixe, em uma palestra realizada na escola Dolores Krauss e em visitas dos estudantes na fazendo de criação de peixe Nossa Senhora de Fátima, em Gaspar. A Semana do Peixe, foi realizada entre os dias 1 e 18 de setembro do último ano.

Os autores da Cartilha foram: Graciane Regina Pereira – Professora do IFSC Gaspar, Henrique da Silva Pires – Engenheiro Agrônomo da Secretária de Agricultura e Aquicultura e Ofélia Maria Campigotto – Produtora local.

Aquishow Brasil

A 12ª Aquishow Brasil é realizada de 23 a 26 de maio, pela PeixeSP, em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os três melhores cases de cada segmento foram premiados com troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar. “Nosso objetivo é fomentar cada vez mais iniciativas inovadoras, capazes de provocar uma transformação real e perene em toda a cadeia produtiva da Aquicultura brasileira”, diz Marilsa Fernandes, presidente executiva da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP) e presidente da Aquishow 2023.