Gaspar recebe selo comemorativo dos 150 anos da imigração italiana no Brasil

O município abrigou a primeira colônia italiana do Vale do Itajaí

A Comissão Estadual dos “150 Anni della Grande Immigrazione Italiana in Santa Catarina” visitou a Prefeitura de Gaspar na manhã desta segunda-feira (3). O objetivo da visita foi organizar as comemorações pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil, no município que abrigou a primeira colônia italiana do Vale do Itajaí.

O Prefeito de Gaspar, Paulo Koerich, recebeu das mãos do Márcio Fumagalli, Cavaliere della Repubblica Italiana, um selo comemorativo, que marca as festividades e será utilizado nos eventos municipais. “A comunidade italiana trouxe importantes contribuições para o desenvolvimento de Gaspar, tanto na sua formação cultural e histórica, como econômica. Neste ano, que marca os 150 anos da imigração italiana, teremos uma programação com diversos eventos, demonstrando a forte ligação cultural e social que existe ainda hoje entre os descendentes que aqui vivem e produzem, e as origens que ficaram na Itália”, destacou.

As comemorações do Sesquicentenário da imigração italiana terão início no bairro Alto Gasparinho, com apresentações do Circolo Trentino di Gasparin, e seguirão até agosto, com várias iniciativas públicas e privadas.

Estiveram presentes nesta reunião representantes do Circolo Trentino di Gasparin, os vereadores de Gaspar Dionísio Bertoldi e Sandra Mara Hostins, e Márcio Fumagalli, Cavaliere della Repubblica Italiana e Conselheiro do COMITES PR/SC – Comitê dos Italianos no Exterior.

Confira os eventos:

15/02 – Almoço Trutas Bertoldi (Gironata Italina) – Apresentação do grupo  – 11h

20/02 – Sessão Solene na Câmara de Vereadores – Apresentação do grupo  – 19h

21/02 – Jantar Casa Cida e Evandro – Apresentação do grupo  – 19h

21/02 – Jantar Engenho do Nono – Apresentação do grupo  – 21h

23/02 – Almoço Buchmann Eventos – Apresentação do grupo  – 11h

31/05 – Camminata Villa D’Itália – em breve mais informações.

02/08 – Apresentação orquestra de Milão (Igreja Matriz)  – em breve mais informações.