Gaspar reconhece turmas com melhor desempenho no Conexão 180º

Ação foi realizada nesta quinta e sexta, dias 16 e 17

Como resultado das ações pedagógicas realizadas durante o ano, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, homenageou as turmas dos 5º e 9º anos nesta quinta-feira, dia 16 e dos 8º anos nesta sexta-feira, dia 17. A ação busca homenagear as turmas das escolas da rede municipal de ensino, que obtiveram os melhores resultados durante a aplicação do programa Conexão 180º.

O 1° campeão foi o 9° 01 da Escola de Ensino Fundamental Professor Olímpio Moretto e o 2° campeao foi o 5° 01 da Escola de Educação Básica Mário Pederneiras. O 3º campeão foi o 8° 01 da Dolores Luzia dos Santos Krauss. A premiação contou com a participação do caminhão do Bombeiro e as turmas receberam um troféu.

Para que os alunos tenham êxito, o secretário de Educação, Emerson Antunes, comenta sobre os investimentos em capacitação de professores e desenvolvimento de projetos pedagógicos. “É uma festa que motiva nossos estudantes em estudar cada vez mais. Temos como foco maior o desempenho e a melhoria da educação para que nossos alunos tenham sucesso. É por eles que estamos aqui, buscando sempre aprimorar as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala”, conta o secretário.

Conexão 180º

O Conexão 180º é um programa que foi implementado em 2021, que tem como objetivo instigar professores em relação às matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para planejar e desenvolver ações com os alunos. Além disso, o projeto propõe aos alunos do 5º e 9º anos novas rotinas de estudos, a fim de identificar possíveis fragilidades e aumentar as potencialidades de cada estudante da rede municipal de ensino.

Divido em quatro etapas, o projeto inicia com a fase de diagnóstico, realizada pelos diretores e coordenadores de cada instituição de ensino, essa etapa inclui familiares, professores e alunos. A segunda etapa é a realização de questões de matemática e língua portuguesa, elaborada por turma. A terceira etapa é a avaliação do diagnóstico e, aplicação de avaliações. E por fim a última etapa é uma avaliação do percentual de frequência dos estudantes das turmas durante a aplicação do diagnóstico.

Foto: Paulo Spengler