Gaspar reforça segurança escolar

Diversas ações estão sendo implantadas na cidade

O governo municipal de Gaspar e instituições de segurança vêm trabalhando em conjunto desde quarta-feira, dia 5 de abril para aprimorar a segurança e garantir a tranquilidade de pais e estudantes. Diversas ações foram iniciadas de imediato como a possibilidade de contratação de vigilância armada, aprimoramento dos sistemas eletrônicos, reforço de rondas ostensivas, treinamento para profissionais de educação, entre outros serviços.

De imediato a Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Educação, reforçou a infraestrutura de escolas que pudessem ser mais vulneráveis no sentido de muros e cercamento. Foram realizados levantamentos de empresas especializadas em vigilância para atender toda a rede. “Infelizmente temos dificuldade em encontrar mão de obra qualificada e com capacidade de atender de imediato esse serviço. Também é necessário, pela legislação, fazer adaptações estruturais nas unidades para abrigar armas de fogo com segurança”, explica o prefeito Kleber Wan-Dall. Segundo ele, em vista disso, também estão sendo enviados ao Governo do Estado e ao 23º Batalhão Infantaria do Exército documentos solicitando a viabilidade da destinação de profissionais da reserva para prestar o serviço. A Polícia Militar, com reforço dos Agentes de Trânsito e Defesa Civil, devem reforçar as rondas ostensivas nas redondezas dos educandários.

A administração pública também já realiza estudos e levantamentos para aprimorar os sistemas eletrônicos de vigilância como instalação de câmeras, sensores, cercamento, alarmes e botões de pânico. Um projeto de Lei está sendo elaborado para a criação oficial de um comitê para acompanhamento das ações e para encaminhar a criação de um protocolo de contingência. Esse plano deve prever o treinamento dos profissionais de educação para que possam ser orientados em como agir em situações de pânico. Também deve ser iniciado um serviço de atendimento psicológico para que os profissionais possam lidar com essas situações.

A Prefeitura de Gaspar ainda deve procurar apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário, assim como o setor de inteligência da Polícia Civil. A intenção é solicitar que investigações e sanções rigorosas possam ser aplicadas no sentido de prevenir crimes como o ataque ao CEI Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, além da punição para quem difunde notícias falsas que causam ainda mais pânico na sociedade. “Garantir a segurança das pessoas, em especial das nossas crianças, é uma tarefa coletiva. Desde o cuidado com o que nossos filhos têm acesso nas redes sociais, com nosso círculo sociável, ao usar o cinto de segurança, ao que comem, aos sistemas de segurança nas escolas, ao manter criminosos fora das ruas. São ações diversas, algumas simples, outras complexas, mas são deveres de toda a sociedade. Nós, enquanto poder público, estamos fazendo e vamos continuar fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir isso”, salienta o prefeito.

A Prefeitura de Gaspar, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros pedem que a população não compartilhe notícias falsas e sempre busque a informação correta junto aos órgãos oficiais. O prefeito Kleber Wan-Dall ainda reforça a responsabilidade do governo municipal para com a transparência e o comprometimento com as pessoas. “Nunca seremos levianos com a informação. Antes de iniciar ou anunciar qualquer serviço, queremos que a população entenda que há compromisso da administração em sempre garantir que essas medidas sejam viáveis. Não vamos anunciar algo que não seja possível aplicar por algum motivo. Estamos trabalhando para garantir que medidas reais possam ser aplicadas de imediato e em curto, médio e longo prazo”, reforça.