Gaspar segue em situação de alerta

Defesa Civil de Gaspar já atendeu 120 ocorrências entre segunda e terça (19 e 20) e segue monitorando a situação

Gaspar segue em estado de alerta para alagamentos e deslizamentos devido às fortes chuvas que atingem a região. Na manhã desta terça-feira, dia 20, a Defesa Civil ativou o abrigo na Comunidade Santa Terezinha para receber as famílias que tiveram as residências atingidas. A cidade registrou 100mm de chuva em 3 horas, acumulando 160mm nas últimas 24 horas. Até as 16h desta terça-feira foram registradas 120 ocorrências, sendo a maioria alagamentos e deslizamentos de terra.

O GRAC – Grupo de Ações Coordenadas foi acionado para avaliar a situação e encaminhar ações conjuntas. Fazem parte do GRAC as secretarias ee departamentos da Prefeitura de Gaspar, Copor de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. Os representantes do órgãos reforçaram que os protocolos devem ser seguidos para garantir o atendimento adequado à população. “O registro de ocorrências é exclusivamente pelo 199 ou pelo whatsapp 99236-2147. A partir dos registros das ocorrências é que conseguimos elencar as prioridades e encaminhar ações. Pedimos que a comunidade compreenda que não adianta ligar para um conhecido ou postar nas redes sociais, precisamos que o registro siga feito através do protocolo”, salienta o prefeito Kleber Wan-Dall.

“É importante esclarecer para a população que os alagamentos são resultantes de enxurradas e não de enchente ou de obstrução de sistemas de drenagem. As enxurradas acontecem quando há um grande volume de chuva em um curto período de tempo, o que impede o escoamento normal da água. Por isso, pedimos atenção aos moradores, pois podem ser registradas ocorrências em várias regiões”, explica a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros de Souza. De acordo com ela, este ano a Defesa Civil chegou a registrar 60mm em poucas horas, sendo que, desta vez, foram 100mm, ou seja, um volume recorde de chuvas. A previsão é de que a chuva continue até a madrugada, deixando o alerta para delizamentos por conta do solo enxarcado.

Por conta dos alagamentos em vias públicas, o transporte coletivo municipal sofre alterações nas linhas Óleo Grande, Hotel Fazenda, Arraial, Gasparinho e Águas Negras. A coleta de lixo também segue prejudicada por conta dos alagamentos, por isso, o SAMAE pede que as pessoas não depositem lixo nas ruas.

No momento, duas pessoas estão no abrigo localizado no Bairro Santa Terezinha, aguardando a liberação de vias para acessar suas residências. As outras duas famílias que haviam sido encaminhadas na parte da manhã conseguiram abrigo na casa de amigos ou familiares.

A Prefeitura de Gaspar ainda reforça o pedido para que a população respeite a sinalização de vias e locais interditados. Nesta terça-feira houve registro de vias interditadas em que a os equipamentos de sinalização foram removidos por populares para acessarem a via. “Quando um local é sinalizado e interditado, é para garantir a segurança das pessoas e porquê há riscos quanto à estrutura do local”, reforça o prefeito.

Os agentes da Defesa Civil seguem monitorando as áreas de risco e atendendo ao registro de ocorrências através do telefone 199. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado em caso de emergências pelo telefone 193. Por enquanto, não há risco de enchente, no entanto, os níveis do rio Itajaí-Açú seguem sendo monitorados, uma vez que chove em toda a região.

VIAS AFESTADAS

Interditada por deslizamento:
Rua Antônio Benedito de Amorim, Belchior Baixo
Rua Coral de Minas, Gaspar Grande
Rua Vidal Flávio Dias, Belchior Baixo (prox. à divisa com Blumenau)

Passagens bloqueada por alagamentos:
Rua Frei Solano esquina com a Porcínio Luiz da Silva, Gasparinho
Rua José Junges, Arraial D’Ouro (em diversos pontos)
Rua Vidal Flávio Dias, Belchior Baixo (em diversos pontos)
Rua Joaquim Alves de Andrade, Lagoa
Rua Prefeito Leopoldo Schramm, Gaspar Grande