Gaspar segue implantação de sistemas e ações de segurança escolar

Vídeo monitoramento, botão do pânico, rondas e apoio emocional estão entre as ações realizadas

Todas as unidades da rede municipal de ensino seguem recebendo intervenções para aprimorar a sensação de segurança. A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, vem reforçando os protocolos de segurança, principalmente depois da tragédia registrada em uma creche em Blumenau no dia 5 de abril. As todas as unidades já possuíam sistemas de travadas e porteiro eletrônico e agora novas estruturas e ações são implantadas. Entre elas ampliação do sistema de videomonitoramento, rondas de segurança, botão do pânico, orientação e atendimento a profissionais, pais e estudantes e reforço estrutural.

Desde o dia 02 de maio são instalados kits de videomonitoramento nas unidades. A empresa contratada instala os equipamentos simultaneamente em duas unidades por vez. Ao todo, 10 unidades já estão com todos os sistemas em funcionamento e a instalação segue nas demais. O kit é composto por câmeras que fornecem imagens em tempo real transmitidas para a central de monitoramento da Polícia Militar e para empresa responsável; travas; e botões de pânico que podem ser acionados por profissionais dos educandários e estudantes; e alarmes.

Todas as unidades são monitoradas por vigilantes que fazem rondas e vistoriam cada unidade duas vezes por dia. A Prefeitura lançou edital para aquisição de material para reforçar o cercamento de todas as unidades, conforme diagnóstico realizado. “Cada prédio tem uma necessidade específica. Nos mais vulneráveis e emergenciais nós já realizamos o reforço com material e mão de obra que tínhamos à disposição. Nossa equipe, com o apoio da Defesa Civil, finalizou o diagnótico de todas as unidades e eleboramos a licitação para implantar os reforços conforme orientação técnica das equipes de segurança e de acordo com a infraestrutura da unidade”, explica o secretário Emerson Antunes.

Também já foram realizados os treinamentos da Polícia Militar com os profissionais dos educandários. A PM já esteve em 24 unidades orientando os profissionais em como agira em situações adversas e de pânico. Paralelo a isso, as equipes das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde iniciaram as rodas de conversa com os estudantes para oferecer orientação e apoio emocional.

O prefeito Kleber Wan-Dall reforça que muitas medidas de segurança já vinha sendo implantadas e encaminhadas na rede pública municipal. “O que podemos fazer enquanto governo municipal, estamos fazendo e vamos fazer. Mas reforço que esse é um trabalho conjunto. Precisamos que a comunidade colabore denunciando casos suspeitos, que os pais fiquem alertas com relação ao que seu filho está acessando na internet, que os professores deem atenção aos alunos. Segurança nas escolas, em casa, a paz, depende de todos nós”, salienta o prefeito.

O já foi feito:

• revisão imediata dos protocolos de segurança já existentes nas unidades
  • reforço no controle de entrada e saída de pessoas das unidades
  • reforço nas rondas/patrulhamento com efetivo da PM, Defesa Civil e Agentes de Trânsito
  • pedido de apoio do governo do estado para convênio de policiais aposentados
  • pedido de apoio ao exército (23ºBI)
  • manutenção imediata no cercamento de unidades mais vulneráveis
  • criação do Comitê de Segurança Escolar (encaminhado para Câmara)
  • convênio com a Polícia Militar para reforço do patrulhamento e implantação de protocolo de atendimento de ocorrências de Terrorismo Doméstico com Múltiplas Vítimas
  • criação de uma equipe multidisciplinar e plano de trabalho para atender crianças e adolescentes vulneráveis (com transtornos, que sofrem bullying, com traços violentos) e possíveis ameaças

Em andamento:

• processo de compra para implantação de cercas e arame farpado
  • iniciada implantação de mais sistemas de monitoramento eletrônico com câmeras, cercamento eletrônico, botão do pânico (10 unidades concluídas)
  • criação do plano de operação padrão prevendo treinamento de profissionais da educação e estudantes para situações de pânico
  • atendimento de apoio emocional aos profissionais da educação
  • rodas de conversas com estudantes para orientação e apoio emocional
  • treinamento com Polícia Militar com profissionais da educação (realizado em 24 unidades)

Medidas realizadas de acordo com a unidade:

• aumento da altura das cercas;
  • substituição de muros por grades, seguindo o padrão internacional de segurança e a orientação das forças de segurança;
  • concertina (arame farpado)

O que os pais podem fazer:

• acesso duplo (dois portões de acesso e duas cercas onde for possível)O que os pais podem fazer:
  • não levar os filhos antes da abertura dos portões ou buscar depois do horário limite
  • vistoriar a mochila e os pertences antes de ir para a escola
  • monitorar o acesso a redes, internet, grupos de WhatsApp
  • conversar com a criança ou adolescente para saber como está se sentindo e se percebeu algo fora do comum
  • informar a direção da escola em caso de comportamento agressivo, bullying ou informações relevantes
  • não filmar e divulgar as estruturas da escolas, uniformes ou horários da criança
  • denunciar casos suspeitos

O que a comunidade em geral pode fazer:

• não compartilhar notícias falsas